sexta-feira, junho 29, 2007

Gorjeta

Por que as pessoas dão gorjeta? Financeiramente isto não faz sentido, pois o pagamento é feito depois do serviço prestado e não existe a certeza que o cliente irá retornar.

quarta-feira, junho 27, 2007

Os eleitores são irracionais?


Um fenômeno já estudado pelos cientistas diz respeito "sabedoria das massas". O princípio é de que as pessoas que são ignorantes sobre um determinado assunto fazem as escolhas aleatóriamente; como existem pessoas bem informadas, a opinião destas terminam por prevalecer.

Para Bryan Caplan isto não pode ser aplicado na democracia. As "pessoas ignorantes" (no sentido que não possuem informação) não votam aleatoriamente. Segundo Caplan, existem quatro motivos (viés) para isto. Em primeiro lugar, as pessoas tem um viés anti-mercado. Assim, se o preço da tarifa de telefone aumenta é por causa da ganância das grande empresas, muito embora se esqueçam quando os preços diminuem. A solução para conter esta ganância seria a maior participação do estado na economia.

O segundo motivo é que as pessoas possuem um viés contra o estrangeiro. Assim, os candidatos políticos geralmente têm medo de defender o livre-comércio.

O terceiro viés está relacionado com "criar empregos", mesmo que a um custo excessivo. Há alguns anos os postos de gasolinas iniciaram um movimento para automatizar o atendimento, deixando com o cliente o processo de encher o tanque. Os políticos imediatamente anteciparam e proibiram a criação de postos de auto-atendimento, como é usual em outros países.

Finalmente, existe o viés do pessimismo, onde as pessoas tendem a achar que a situação está pior do que a realidade. Isto termina por inflamar os ânimos dos políticos.

Para ler um resumo da obra de Caplan, clique aqui

Para uma entrevista com o autor, clique aqui (em inglês)

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quarta-feira, junho 20, 2007

Altruismo

O comportamento altruísta sempre foi algo incompreensível, em especial para os economistas clássicos. Um estudo recentemente realizado na University of Oregon como o processo altruísta ocorre no cerébro das pessoas. Usando uma máquina MRI (Magnetic resonance imaging), que tem sido usada para medir como o cerébro reage a eventos previamente estimulados por pesquisadores, o estudo mostrou que o comportamento altruísta é prazeiroso.

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sexta-feira, junho 08, 2007

Você é racista?

Clique aqui para fazer um teste se você é ou não racista. O resultado é surpreendente.

sábado, junho 02, 2007

Dilema do Viajante

Este é um jogo que mostra como a escolha racional é difícil. Lúcia e Pedro retornam de uma viagem do Nordeste com duas lembranças que compraram. A empresa aérea perde os objetos que eles compraram juntos. O funcionário da empresa aérea propõe o seguinte jogo para compensar o valor comprado da seguinte forma.
Se ambos escrevem o mesmo número, a empresa pagará o valor sem qualquer problema. Se eles escrevem números diferentes, a empresa assume que alguém está mentido e pagará o menor valor. Com um pequeno detalhe: uma multa para quem escreveu o número maior e um prêmio para quem escreveu o menor valor. Esta multa é de $2 pela diferença.

Por exemplo: se Lucia escreve $46 e Pedro $100, a empresa irá pagar $48 para Lúcia ($46 + $2) e Pedro ficará com $44 (=46 menos 2).

Qual a melhor estratégia?

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sexta-feira, junho 01, 2007

26 razões para você pensar que está errado

Uma listagem dos erros cognitivos. Interessante:

Bandwagon effect - the tendency to do (or believe) things because many other people do (or believe) the same. Related to groupthink, herd behaviour, and manias. Carl Jung pioneered the idea of the collective unconscious which is considered by Jungian psychologists to be responsible for this cognitive bias.

Bias blind spot - the tendency not to compensate for one’s own cognitive biases.

Choice-supportive bias - the tendency to remember one’s choices as better than they actually were.

Confirmation bias - the tendency to search for or interpret information in a way that confirms one’s preconceptions.

Congruence bias - the tendency to test hypotheses exclusively through direct testing.

Contrast effect - the enhancement or diminishment of a weight or other measurement when compared with recently observed contrasting object.

Déformation professionnelle - the tendency to look at things according to the conventions of one’s own profession, forgetting any broader point of view.

Disconfirmation bias - the tendency for people to extend critical scrutiny to information which contradicts their prior beliefs and uncritically accept information that is congruent with their prior beliefs.

Endowment effect - the tendency for people to value something more as soon as they own it.

Focusing effect - prediction bias occurring when people place too much importance on one aspect of an event; causes error in accurately predicting the utility of a future outcome.

Hyperbolic discounting - the tendency for people to have a stronger preference for more immediate payoffs relative to later payoffs, the closer to the present both payoffs are.

Illusion of control - the tendency for human beings to believe they can control or at least influence outcomes which they clearly cannot.

Impact bias - the tendency for people to overestimate the length or the intensity of the impact of future feeling states.

Information bias - the tendency to seek information even when it cannot affect action.

Loss aversion - the tendency for people to strongly prefer avoiding losses over acquiring gains (see also sunk cost effects)

Neglect of probability - the tendency to completely disregard probability when making a decision under uncertainty.

Mere exposure effect - the tendency for people to express undue liking for things merely because they are familiar with them.

Omission bias - The tendency to judge harmful actions as worse, or less moral, than equally harmful omissions (inactions).

Outcome bias - the tendency to judge a decision by its eventual outcome instead of based on the quality of the decision at the time it was made.

Planning fallacy - the tendency to underestimate task-completion times.
Post-purchase rationalization - the tendency to persuade oneself through rational argument that a purchase was a good value.

Pseudocertainty effect - the tendency to make risk-averse choices if the expected outcome is positive, but make risk-seeking choices to avoid negative outcomes.

Selective perception - the tendency for expectations to affect perception.

Status quo bias - the tendency for people to like things to stay relatively the same.

Von Restorff effect - the tendency for an item that “stands out like a sore thumb” to be more likely to be remembered than other items.

Zero-risk bias - preference for reducing a small risk to zero over a greater reduction in a larger risk.


Fonte: Healthbolt

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