domingo, abril 03, 2011

Dentes

Dois estudos mostram os efeitos dos dentes na percepção sobre as pessoas.

Karunakan, Gilbert, Asimakopdu e Newton (1), todos da Inglaterra, verificaram o julgamento das pessoas com cárie. Inicialmente os autores separarm fotografias de pessoas segundo a atratividade do rosto. Depois disto, selecionaram três fotos que foram digitalmente modificadas para mostrar a existência de cáries. Com estas fotografias alteradas, submeteram a 263 estudantes para analisar fatores como popularidade, habilidade intelectual e outras variáveis. A presença de cárie não é tão significante como se esperava.

Um estudo mais antigo foi conduzido por Glied e Neidell (2). Os autores pesquisaram o efeito da fluoração da água na infância. Antigamente, a água fornecida não tinha o tratamento com o flúor. Estudos mostraram que acrescentar flúor melhorava a saúde bucal. Nas cidades que tiveram a fluoração na infância, as mulheres geravam 4% a mais de salário, em comparação com as que viviam em cidades sem água fluorada. Não se encontrou efeito nos homens.

(1) KARANAKARAN, Tharsika. The influence of visible dental caries on social judgements and overall facial attractiveness amongst undergraduates. Journal of Dentistry, 39 (2011).
(2) GLIED, Sherry; NEIDELL, Mathew. The Economic value of teeth. NBER Working paper 13879, 2008