domingo, maio 26, 2013

Estereotipo na Europa

A tabela mostra o resultado da pesquisa realizada em cada país. É interessante que os alemães são considerados como mais verdadeiros, exceto pelos gregos. Outros países consideram que os gregos são menos verdadeiros. Franceses e alemães são os mais arrogantes, até pelos franceses.


Marcadores:

Aumentando o salário

Um texto de Emily Co (12 Scientific Reasons Why You´re not earning More, 17 de maio de 2013, via aqui) faz um resumo de diferentes pesquisas já realizadas e influencia nos salários. Eis as variáveis:

Altura
Exercício regular
Popularidade na escola
Idade do casamento
Gênero
Peso
Como você negocia
Louro
Manter o nome de solteira
Ter qualidades femininas
Ser malvado
Boa aparência

quarta-feira, maio 22, 2013

Ritual


Quando Rafael Nadal está jogando uma partida de tênis, ele cumpre uma série de rituais. Na sua vez de sacar, Nadal recebe as bolas, seleciona-as, puxa a cueca, as mangas da camisa, o cabelo, passa a mão no nariz e limpa rapidamente no calção. E somente após ele saca.

Os rituais existem para reduzir a ansiedade, aumentar a confiança ou trazer sorte. Eles estão presentes em diversas culturas.

Os rituais funcionam? Uma pesquisa recente mostra que os rituais podem ser eficaz, mesmo aquelas que não acreditam. Sua função no esporte é aumentar a atenção e trazer mais estabilidade emocional e confiança. Pessoas que sentiram perda e fizeram um ritual, sentiram menos dor. Uma pesquisa no Brasil revelou que as pessoas avaliam de maneira diferente a eficácia das simpatias.

Marcadores: ,

quarta-feira, maio 15, 2013

A Honestidade e o Tempo da Recompensa

A honestidade está sendo estudada em diversas pesquisas criativas. Sabemos que as pessoas são levemente desonestas, em pequenas atitudes diárias: furar uma fila, não devolver uma caneta, pegar algumas pequenas coisas do quarto do hotel, entre outras atitudes. Além disto, as pesquisas já mostraram que a honestidade depende das circunstâncias.

Dois pesquisadores hebreus fizeram uma pesquisa interessante sobre este assunto com soldados do exercito de Israel. Ruffle e Tobol pediram para cada soldado jogasse um dado sem nenhuma testemunha. Maiores valores representariam maiores prêmios, sob a forma de liberação antecipada. Mas o experimento permitiria que o soldado pudesse mentir sobre o valor sorteado sem receber nenhuma punição.

Mas os cientistas podiam verificar se os soldados estavam mentindo ou não. Como a possibilidade de tirar cada um dos lados do dado é de 1/6 ou 16,7%, os resultados informados pelos soldados deveriam comportar-se como uma distribuição uniforme. Um detalhe importante é que todos os soldados receberiam o prêmio na quinta-feira, mas a pesquisa foi realizada em dias distintos da semana.

Um primeiro resultado que foi encontrado na pesquisa é que os números quatro, cinco ou seis, que implicavam numa recompensa maior, apareceram mais do que o esperado (ou 16,7% das vezes). Isto era um claro sinal de que alguns soldados foram desonestos ao informar o resultado do lançamento do dado. Outro aspecto curioso é que o número de cinco foi muito maior que o número de seis. Isto é um indicio que os soldados mentiram, mas evitaram mentir muito sobre o resultado.

O mais curioso foi o que os cientistas encontraram sobre a data de realização da pesquisa. Conforme dito anteriormente, a premiação acontecia na quinta-feira, mas a pesquisa ocorreu no domingo, na terça, quarta e no mesmo dia. A distribuição do resultado do lançamento do dado no domingo aproximou-se muito da distribuição uniforme, como seria esperado se todos fossem honestos. Na terça-feira, os soldados mentiram um pouco: o número que mais apareceu foi o quatro. Mas na quinta-feira a mentira mostrou uma grande concentração em todos os números mais altos.

Isto significa dizer que as pessoas tendem a ser mais desonesta quando o espaço de tempo entre o ato desonesto e a recompensa é menor. Se a desonestidade tiver uma recompensa dias depois, as pessoas serão mais honestas. Ou seja, as pessoas parecem descontar o valor da recompensa no tempo.

Leia mais em
RUFFLE, Bradley; TOBOL, Yossef. Honest on Mondays: Honesty and the Temporal Distance between Decisions and Payoffs. IZA DP No. 7312, março 2013.

Marcadores: