quarta-feira, fevereiro 19, 2014

Viés no Xadrez

O efeito Einstellung é um viés do cérebro. Quando uma pessoa é desafiada num problema, em lugar de procurar a melhor solução, opta-se pela solução já conhecida. É o caso de um problema de matemática, que aprendemos resolver de uma forma e existe uma maneira mais simplificada para achar a solução, mas não “enxergamos” esta alternativa.

Uma pesquisa (via aqui) solicitou que jogadores experientes de xadrez resolvessem alguns problemas deste jogo. Em geral os problemas de xadrez consistem em analisar uma posição e encontrar o caminho para vitória ou para o cheque mate. Em alguns destes problemas, a ideia é procurar o mate num menor número de jogadas possíveis.

A pesquisa mostrou que mesmo os jogadores de xadrez são influenciados pelo efeito Einstellung. Ao mostrar uma posição para os jogadores, duas soluções eram possíveis. A primeira, o mate em cinco jogadas, usando uma técnica bem conhecida dos jogadores. A segunda, através de uma opção menos usual, mas que o mate era alcançado em três jogadas. Em geral os jogadores optaram pela primeira alternativa. 

Num segundo estágio, a mesma posição foi apresentada, sem a presença de uma peça fundamental para a primeira opção. Ao eliminar esta peça, os jogadores passaram a perceber a existência da solução menos usual, mas mais eficiente.

Marcadores: ,

terça-feira, fevereiro 11, 2014

Pessoas Ruins Vencem na Vida

Stumbling and Mumbling apresenta a receita para ser bem sucedido, baseado em pesquisas empíricas. Eis as recomendações: 

1. Não seja bom. Um trabalho de Guido Heineck encontrou que pessoas menos agradáveis ganham mais.

2. Seja irracionalmente confiante. Pessoas com excesso de confiança parecem demonstrar mais competência que os outros. Eles falam mais alto e tem uma linguagem mais firme, que as pessoas confundem com competência.

3. Seja narcisista. Executivos mais narcisistas recebem mais, embora não desempenhe melhor seu trabalho. 

4. Seja psicopata. As pessoas levemente psicopatas estão representadas em excesso nos conselhos das empresas. Ou seja, o mundo do trabalho é um local de pessoas ruins.

Marcadores: , , , ,

terça-feira, fevereiro 04, 2014

Criatividade e Idade

Acreditamos que as pessoas, quando envelhecem, perdem sua criatividade. Os jovens, por não terem muito escrúpulos com o passado, podem romper as tradições e as verdades concebidas. Quando o ser humano envelhece, o comodismo e seu papel dentro da sociedade podem influenciar nesta tentativa de revolucionar os diversos campos de conhecimento e arte da humanidade.

Estudos que tentam relacionar a idade com a criatividade são antigos. Em 1874 um estudo informava que a criatividade atingia o máximo entre 35 e 40 anos. Alguns anos depois, Einstein afirmava que se uma pessoa não tinha realizado uma grande contribuição para ciência antes dos trinta anos, nunca iria fazê-lo. No anus mirabilis, em 1905, ele tinha 26 anos. Neste ano ele produziu quatro textos fundamentais para a ciência. Depois, ele tentou fazer a teoria unificada e não conseguiu. Será que estava velho?

Um apanhado de pesquisas sobre este assunto trouxe uma grande surpresa. A relação entre criatividade e idade é mais complexa que imaginada anteriormente. Pode variar conforme o campo de atuação do cientista e, mais relevante, está mudando com o passar do tempo: o ápice da criatividade está ocorrendo  mais tarde.
De certo o que sabemos é que a relação entre a criatividade e a idade é muito mais complexa.

Leia mais em: JONES, Benjamin, REEDY, E., WEINBERG, Bruce. Age and Scientific Genius. NBER, 2014

Marcadores: ,

segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Os ovos do Rei

O Jornal Nacional mostrou, na semana passada, os preços absurdos de certos produtos no Rio de Janeiro. Ontem, o programa continuou a reportagem tentando olhar pelo lado do custo a justificativa do preço. É um grave erro. O preço é decorrente do custo, do cliente e da existência de concorrente. O preço é feito pelos 3 Cs.

 Uma explicação mais óbvia do que está ocorrendo encontra-se nas páginas do jornal Diário Nacional de 1930. É isto mesmo, há quase cem anos já temos a resposta. Veja a seguir:

Marcadores: