segunda-feira, março 10, 2014

Frequência e Previsibilidade na Auditoria

Sabemos que uma auditoria modifica o comportamento das pessoas. Se uma atividade está sujeita a um processo de auditagem, muito provavelmente as pessoas desonestas tenderão a agir com mais cuidado ou então a não fazer falcatruas. Mas se estas pessoas sabem que não serão auditadas, provavelmente cairão na tentação de praticar algum ato desonesto. Assim, a atividade de auditoria é um potente inibidor dos desvios numa organização.

 Um estudo realizado por três pesquisadores europeus mostrou como os “sistemas de auditoria” influenciam nos indivíduos. Daí, Hogarth e Marie Villeval fizeram uma série de experimentos para verificar como elas agiam numa situação de fornecimento de bens públicos. Quando se tem um sistema de auditoria menos frequente e mais irregular, as pessoas acreditam que terão uma elevada probabilidade de serem auditadas. Segundo a pesquisa, este tipo de opção – com auditorias mais irregulares, mas também menos frequentes, são muito mais eficientes.

Em outras palavras, o segredo da boa auditoria é a incapacidade do desonesto fazer “previsões” sobre quando ocorrerá a auditoria. Isto já era de conhecimento de quem trabalha na área. A inovação é que não é preciso que a auditoria seja frequente. Pelo contrário, auditorias frequentes não produzem o mesmo efeito. 

Para ler mais: DAI, Zhixin; HOGARTH, Robin; VILLEVAL, Marie Clarie. Ambiguity on Audits and Cooperation in a Public Goods Game. IZA Discussion Paper 7932, janeiro de 2014.

terça-feira, março 04, 2014

Excentricidade na arte

Em geral quando pensamos em artistas, associamos uma figura excêntrica, com ar desleixado e vestimenta pouco convencional. Lady Gaga (foto) apareceu recentemente com um vestido feito de carne. Secos e Molhados fizeram sucesso cantando com rostos pintados e roupas exóticas. O estereotipo do artista possui, aparentemente, a finalidade de aumentar o valor da sua arte.

Uma série de experimentos mostrou que se as pessoas ficam sabendo que um trabalho foi feito por um artista excêntrico isto aumenta seu valor. Quando eram informados que a obra era feita por alguém com uma personalidade excêntrica, os participantes avaliaram de maneira mais positiva. A excentricidade só não rendia frutos para o artista quando a atitude era falsa, uma jogada de marketing.

 Leia mais
Wijnand ADRIAAN Pieter van Tilburg e ERIC RAYMOND IGOU (2014). De Van Gogh a Lady Gaga: Artista excentricidade aumenta percebido habilidade artística e apreciação da arte. European Journal of Social Psychology (via aqui)

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