domingo, agosto 24, 2014

Casamento e Felicidade

Um relatório do National Marriage Project, dos Estados Unidos, mostrou que ter um grande casamento, com uma grande festa, aumenta a chance de ter mais felicidade conjugal. Os pesquisadores analisaram 418 casamentos durante cinco anos, a partir de 2007 e 2008. Os casais que convidaram mais de 150 pessoas foram mais felizes em 47% do tempo. Casais que tiveram menos de 50 pessoas relataram felicidade em 31% do tempo.

Uma análise é que mais convidados aumenta o incentivo para manter o compromisso. Além disto, mais pessoas indicaria uma maior sustentação de amigos e familiares.

Marcadores: ,

quarta-feira, agosto 20, 2014

Premiação e Infância

Este gráfico é bastante interessante (via aqui). Uma pesquisa questionou se as pessoas achavam se numa competição esportiva, somente os vencedores deveriam receber troféus ou todos os que participaram? Da amostra, 57% afirmaram que somente os vencedores. Mas foi observado uma grande diferença conforme a característica do respondente. Os homens foram mais propensos a apoiar os vencedores (62% versus 52% das mulheres), confirmando pesquisas anteriores que mostram que os homens são mais competitivos. Escolaridade, raça e renda também influenciaram na resposta. O gráfico mostra que quanto maior a renda, maior a propensão a ser favorável a premiação dos vencedores.

Marcadores: ,

sexta-feira, agosto 08, 2014

Gênero e Decisão de Investimento

Pesquisas já mostraram que as mulheres são mais avessas ao risco. Durante a crise econômica este fato foi lembrado; alguns chegaram a afirmar que as empresas de investimento deveriam absorver mais mulheres e que isto evitaria riscos excessivos.

Mas as empresas de investimento são “machistas”. Qual a razão para isto ocorrer?

Uma pesquisa divulgada recentemente talvez tenha uma resposta para isto. Aparentemente o homem usa mais informação para efetuar as transações com ações. Os pesquisadores verificaram que os retornos entre os gêneros são iguais antes da compra, mas depois dela os homens geram um retorno maior que as mulheres. Isto é um sinal de que os homens usam mais informação. 

Marcadores: ,

quinta-feira, agosto 07, 2014

"Você" é mais poderoso que "eu"

Uma pesquisa mostrou que slogans motivacionais que usam “você” são mais efetivos do que aqueles que usam “eu”. Um grupo de pessoas foi orientado usar “eu” em conselhos (exemplo: “eu irei conseguir”) e o outro “você”. Após, foi dada a tarefa de resolver anagramas.

O grupo que usou “você” teve um desempenho superior. Os pesquisadores especulam que a segunda pessoa pode ter esse efeito benéfico em razão das memórias de apoio e encorajamento recebido de outros, especialmente durante a infância.

quarta-feira, agosto 06, 2014

Futebol e Comportamento

A Copa do Mundo representou um interessante laboratório na área comportamental. Diversos aspectos foram constatados ao longo do torneio. Wendy De La Rosa, Dan Ariely e Kristen Berman lembram que a maior parte dos gols ocorreu durante o segundo tempo de jogo: 57%, sem considerar a prorrogação, e 62% com a prorrogação. Para explicar este aumento, La Rosa, Ariely e Berman consideram duas hipóteses: aumento das tentativas ou melhoria na qualidade. Mas outras explicações, que os autores não consideraram, também podem ser apresentadas, como o cansaço dos atletas – que reduz a eficiência da defesa, ou o nervosismo, maior nos minutos iniciais.

 
Uma observação interessante sobre a maior intensidade do segundo tempo: enquanto os times vencedores fizeram 15% das tentativas nos 15 minutos finais, os times perdedores fizeram 21%. A explicação para isto seria a aversão à perda, segundo La Rosa, Ariely e Berman. Mas será isto verdadeiro? O futebol é um esporte com placares reduzidos. Se um time está perdendo no final de um jogo por 0x1 é natural que pressione o adversário, aumentando suas tentativas. O time que está em desvantagem não tem muito a perder se aumentar suas tentativas. E as pessoas esperam isto: a França foi uma decepção exatamente por não ter sido agressiva contra a Alemanha no final da partida. Acredito que isto não seja aversão à perda, já que a maioria dos jogos foi no sistema mata-mata e a estratégia do perdedor prevalece sobre a estratégia do vencedor.

Marcadores: ,

terça-feira, agosto 05, 2014

Truques dos restaurantes para você gastar mais

Aqui estão 11 dos truques psicológicos que restaurantes usam para fazer você gastar mais dinheiro:

1. Eles não usam cifrões. Um sinal de dólar é uma das coisas que os restaurantes devem evitar, inclusive num menu, porque ele imediatamente lembra aos clientes que eles estão gastando dinheiro. De acordo com pesquisa da Escola de Administração Hoteleira da Universidade de Cornell, os clientes que receberam um menu sem cifrões gastaram significativamente mais do que aqueles que receberam um menu com eles. Mesmo quando os preços foram escritos com palavras em vez de números, como "dez dólares", os hóspedes gastaram menos dinheiro porque isto também desencadeou os sentimentos negativos associados com o pagamento.

2. Eles são complicados com seus números. Os que fazem os menus reconhecem que os preços que terminam em 9, como R$9,99, tendem a significar valor, mas não a qualidade. Além disso, os preços que terminam em 0,95 em vez de 0,99 são mais eficazes, porque eles são mais " amigáveis" para os clientes. A maioria dos restaurantes deixam o preço sem centavos porque isto faz o menu mais limpo, mais simples e direto ao ponto.


3. Eles usam linguagem extremamente descritiva. Pesquisa da Universidade de Cornell revelou que itens descritos de uma forma mais bonita são mais atraentes e popular entre os clientes . De acordo com pesquisadores da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, menu descritivos elevou as vendas em 27% em comparação com os cardápios sem descrição. Em uma entrevista para NBC Today o engenheiro de menu Greg Rapp apresenta um exemplo de Maryland Style Crab Cakes. Eles são descritos como "feitos à mão, com carne de caranguejo doce, um toque de maionese, nossa mistura secreta de temperos e migalhas de biscoito". Isto traz uma experiência sensorial para o leitor e a etiquetagem descritiva fará clientes mais susceptível de ser satisfeita ao final da alimentação . Curiosamente, nomes de marca em descrições de menu também ajudam as vendas, razão pela qual cadeias de restaurantes usam o molho Jack Daniel ou suco de laranja Minute Maid em seus menus do. Mais adjetivos melhor.


4. Eles se conectam com comida da família. Clientes são especialmente atraídos por nomes de parentes, como pais e avós, nos menus. Por exemplo, as pessoas estão mais propensos a comprar biscoitos quentes caseiros da vovó ou famosa salada de batata da tia Margô. Isto também pode adicionar uma pitada de nostalgia.


5. Eles usam termos de comida étnica para fazer sua comida parecer mais autêntica. Segundo o psicólogo experimental de Oxford, Charles Spence, um rótulo étnico ou geográfica, como um nome italiano, chama a atenção de uma pessoa para determinadas características em um prato.


6. Eles destacam visualmente as coisas. Quando os alimentos estão em negrito, listados em uma fonte colorido ou mais sofisticado, acompanhado de fotografias, ou apontados em uma caixa, eles se parecem mais especiais do que os outros pratos. No entanto, certos restaurantes tendem evitar essa estratégia, porque pode parecer brega.


7. Eles usam itens caros para atraí-lo para os itens mais baratos. Segundo Rapp, restaurantes usam alimentos extremamente caros como chamarizes. "Você provavelmente não vai comprá-lo, mas você vai encontrar algo um pouco mais barato e ele vai parecer mais razoável", diz ele. De acordo com William Poundstone, autor Pricelles, em uma entrevista à New York Magazine, "o principal papel de um prato de 115 reais - a única coisa de três dígitos no Menu - é fazer com que os demais se pareçam uma pechincha relativa".


8. Eles oferecem alimentos em dois tamanhos das porções. Esta estratégia é chamada de escalonamento. O cliente não tem ideia de quanto menor é a porção pequena é, assim que assumir que é o melhor preço é aquele que custa menos. O que eles não perceberam é que o restaurante queria vender a porção menor ao preço mais baixo o tempo todo, usando simplesmente a porção maior, com o preço mais elevado, como comparação.


9. Eles analisam seus padrões de leitura. Restaurantes consideram uma série de fixações oculares que podem ser estudados para ver como as pessoas lêem certas coisas. De acordo com um estudo coreano, um terço dos participantes são propensos a escolher o primeiro item para o qual a sua atenção é direcionada. Como resultado, os restaurantes colocam os itens mais rentáveis no canto superior direito, porque é onde os olhos das pessoas focam primeiro. Esta estratégia baseia-se no efeito de primazia, o que significa que as pessoas se lembram dos itens no início de uma lista melhor. Outra razão isso funciona é que vendo um prato muito caro à primeira vista, isto fará com que o resto do menu pareça com preços razoáveis na comparação. Restaurantes colocam foco em seus principais serviços. De acordo com um estudo de pesquisa de Cornell sobre os movimentos dos olhos em cardápios de restaurantes, a maioria dos clientes faz de forma rápida uma varredura do menu, mas focam sua atenção sobre as entradas.


10. Eles limitam suas escolhas. É muito eficaz para os restaurantes limitar a sua seleção. Aparentemente, o número ideal de itens de menu é de seis itens por categoria em restaurantes fast-food, e de sete a 10 itens por categoria em restaurantes excelentes.


11. Eles definem o humor para gastar. Segundo a pesquisa em psicologia da Universidade de Leicester , tocar música clássica em restaurantes incentiva os clientes a gastar mais, porque faz com que se sintam mais ricos. Enquanto isso, a música pop a menos sofisticada levou as pessoas a gastar 10% a menos em suas refeições .


Adaptado daqui