segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Como fazer o orçamento doméstico funcionar


Parte da razão que muitas pessoas gastam muito, ou não conseguem manter os orçamentos auto-impostos, é porque o nosso dinheiro tornou-se uma abstração na nossa sociedade cada vez mais sem dinheiro. Os cartões de crédito oferecem gratificação imediata, mas sem consequências imediatas. Arrancando dólares da sua pilha de dinheiro, uma pesquisa sugere, é mais doloroso e leva você a gastar menos.

Há outro fator que impede as pessoas de serem modelos de cidadãos financeiros (além, é claro, as circunstâncias incontroláveis, como o desemprego). Como espécie, os seres humanos são notoriamente pobres em seguir com seus planos. Adere a um orçamento - uma palavra suja, mesmo entre muitos planejadores financeiros, que preferem o "plano de gastos" mais eufemística – que se parece com a dieta. E quase sempre falhamos em ambas pelas mesmas razões: muita ênfase sobre as restrições, não o suficiente na diversão.

(...) A batalha, dizem especialistas em dinheiro e psicologia, é encontrar maneiras de reduzir o fosso entre as boas intenções e a natureza humana.

(...) Mas há uma abundância de truques e estratégias mentais que podem fazer seu orçamento agora mais sustentável. Na verdade, a melhor estratégia é não pensar nisso como o orçamento de todo. Em vez disso, definir as metas gerais e automatizar todas as economias e outras prioridades, onde você pode.

(...) Comece por se tornar mais consciente dos seus gastos, se você anote-os em um bloco de notas, numa planilha ou em sites como Mint.com. Então, dê ao seu plano de gastos de um propósito; orçamentos com um objetivo, quer se trate de férias na Europa ou comprar uma casa, tendem a ser os mais bem sucedidos.

"Para que haja uma mudança sustentável, é preciso haver algum tipo de motivação positiva", disse Amanda Clayman, um terapeuta financeiro em Nova York. As pessoas tendem a definir metas irrealistas, que não consideram seu estilo de vida, disse ela. "Em última análise, o que nós queremos com o nosso dinheiro é ser uma fonte de energia", diz Clayman. "Ele deve nos ajudar a chegar a algum lugar ou fazer algo."

Uma estratégia para manter os gastos sob controle é o emprego que é conhecido como a contabilidade mental - dividindo o seu dinheiro em contas separadas mental que tratam de forma diferente.

"Do ponto de vista psicológico, há um mérito de ter uma conta separada para os gastos discricionários ou de luxo", disse Steve Levinson, um psicólogo e co-autor de " Following Through: A Revolutionary New Model for Finishing Whatever You Start". Não gastar $ 100 de 300 dólares destinados a diversão faz se sentir mais significativo do que retirar 100 dólares de seu orçamento mensal de $ 3.000.

A maneira mais fácil de configurar um sistema, os especialistas sugerem, é colocar os seus rendimentos em contas separadas ou subcontas (...). E pensar em trabalhar para trás, como uma forma de manter as coisas simples: em vez de montar um orçamento excessivamente pormenorizado, em primeiro lugar decidir o quanto você quer economizar para a aposentadoria e outros objetivos, então trabalhar com o que sobrou. Se você quer cortar gastos, atacar um pequeno número de grandes categorias, onde você pode fazer a maior diferença. (...)

Why a Budget Is Like a Diet — Ineffective - ineficaz
- New York times – Tara Siegel Bernard – 31 dez 2010

Marcadores: ,