segunda-feira, março 10, 2014

Frequência e Previsibilidade na Auditoria

Sabemos que uma auditoria modifica o comportamento das pessoas. Se uma atividade está sujeita a um processo de auditagem, muito provavelmente as pessoas desonestas tenderão a agir com mais cuidado ou então a não fazer falcatruas. Mas se estas pessoas sabem que não serão auditadas, provavelmente cairão na tentação de praticar algum ato desonesto. Assim, a atividade de auditoria é um potente inibidor dos desvios numa organização.

 Um estudo realizado por três pesquisadores europeus mostrou como os “sistemas de auditoria” influenciam nos indivíduos. Daí, Hogarth e Marie Villeval fizeram uma série de experimentos para verificar como elas agiam numa situação de fornecimento de bens públicos. Quando se tem um sistema de auditoria menos frequente e mais irregular, as pessoas acreditam que terão uma elevada probabilidade de serem auditadas. Segundo a pesquisa, este tipo de opção – com auditorias mais irregulares, mas também menos frequentes, são muito mais eficientes.

Em outras palavras, o segredo da boa auditoria é a incapacidade do desonesto fazer “previsões” sobre quando ocorrerá a auditoria. Isto já era de conhecimento de quem trabalha na área. A inovação é que não é preciso que a auditoria seja frequente. Pelo contrário, auditorias frequentes não produzem o mesmo efeito. 

Para ler mais: DAI, Zhixin; HOGARTH, Robin; VILLEVAL, Marie Clarie. Ambiguity on Audits and Cooperation in a Public Goods Game. IZA Discussion Paper 7932, janeiro de 2014.