quinta-feira, setembro 25, 2014

Boa e má notícia

Eu tenho uma boa notícia e uma má notícia. O que você gostaria de escutar em primeiro lugar? Se é a má notícia, você está em boa companhia - é o que a maioria das pessoas escolhe. Mas porquê?

Eventos negativos nos afeta mais do que os eventos positivos. Nós nos lembramos deles forma mais vívida e desempenham um papel maior na formação de nossas vidas. Despedidas, acidentes, maus pais, perdas financeiras e até mesmo um comentário malicioso aleatório ocupa a maior parte do nosso espaço psíquico, deixando pouco espaço para elogios ou experiências agradáveis para nos ajudar ao longo do caminho difícil da vida. (...)

Centenas de estudos científicos de todo o mundo confirmam nossa viés da negatividade: enquanto um bom dia não tem efeito duradouro no dia seguinte, um dia ruim afeta mais. Nós processamos dados negativos mais rápido e mais profundamente do que os dados positivos, e eles nos afeta mais. Socialmente, investimos mais em evitar uma má reputação do que a construção de uma boa. (...) Em nossa era do politicamente correto, observações negativas destacam-se e faz parecer mais autêntica. As pessoas - até mesmo bebês de até seis meses de idade - são rápidos para detectar uma cara de brava em uma multidão, mas são mais lentas para escolher uma feliz; na verdade, não importa quantos sorrisos vemos naquela multidão, vamos sempre notar um rosto zangado primeiro.

O mecanismo pelo qual reconhecemos a emoção facial, localizada em uma região do cérebro chamada amígdala, reflete nossa natureza como um todo: dois terços dos neurônios na amídala são voltados para uma má notícia, responder imediatamente e armazená-la em nossa memória de longo prazo, aponta neuropsicólogo Rick Hanson, membro sênior do Centro de Ciências Greater Good na Universidade da Califórnia, Berkeley.

Nosso lado sombrio encontra o seu caminho na linguagem falada, com quase dois terços das palavras inglesas transmitem o lado negativo das coisas. No vocabulário que usamos para descrever pessoas esse número sobe 74 por cento. E o inglês não é a única [neste aspecto]. (...)

Estamos tão sintonizados com a negatividade que ela penetra nos nossos sonhos. O psicólogo americano Calvin Hall, que analisou milhares de sonhos ao longo de mais de 40 anos, encontrou que a emoção mais comum era a ansiedade, com sentimentos negativos (vergonha, perder um voo, ameaças de violência) muito mais frequentes do que os positivos. (...)

Um dos primeiros pesquisadores a explorar o nosso cunho negativo foi o psicólogo Daniel Kahneman, de Princeton, vencedor do Prêmio Nobel de 2002, conhecido pelo pioneirismo no campo da economia comportamental. Em 1983, Kahneman cunhou o termo "aversão à perda" para descrever a sua constatação de que há a lamentar a perda de mais do que desfrutar de benefício.

(...) Depois de analisar centenas de artigos publicados, [o psicólogo] Baumeister e equipe relatou que o achado de Kahneman estendida a todos os domínios da vida - amor, trabalho, família, aprendizagem, redes sociais e muito mais. “Bad is stronger than good”, declararam em seu artigo seminal, de mesmo nome.

(...) os psicólogos Paul Rozin e Edward Royzman da Universidade da Pensilvânia, invocou o termo "viés da negatividade" para refletir sua constatação de que eventos negativos são particularmente contagiosos. Os pesquisadores da Penn deram o exemplo de um breve contato com uma barata, que 'normalmente torna uma deliciosa refeição em algo intragável´, como se diz em um artigo de 2001. (...) considere um prato de comida que você está inclinado a não gostar: feijão, peixe ou qualquer outra coisa. O que você poderia tocar para que os alimentos se tornem desejáveis para comer - ou seja, qual é o anti-barata? Nada! Quando se trata de algo negativo, o mínimo de contato é tudo que é necessário para transmitir a essência, eles argumentam.

De todos os vieses cognitivos, o viés negativo pode ter mais influência sobre nossas vidas. No entanto, os tempos mudaram. Já não estamos vagando pela savana, enfrentando o castigo cruel da natureza e uma vida em movimento. O instinto que nos protegeu durante a maior parte dos anos de nossa evolução é agora muitas vezes um entrave - ameaçando nossos relacionamentos íntimos e desestabilizar as nossas equipas de trabalho.

Foi na Universidade de Washington que o psicólogo John Gottman (...) descobriu uma fórmula para prever o divórcio com uma taxa de precisão de mais de 90 por cento, gastando apenas 15 minutos com um casal recém-casado. Ele passou o tempo avaliando a proporção de expressões positivas e negativas trocadas entre os casais, incluindo gestos e linguagem corporal. Gottman relatou mais tarde que os casais precisavam de um "coeficiente mágico" de pelo menos cinco expressões positivas para cada negativa para um relacionamento sobreviver. Então, se você acabou de chatear o seu parceiro sobre o trabalho doméstico, não se esqueça de elogiá-lo cinco vezes mais em breve. Casais que se divorciaram tinham quatro comentários negativos a cada três positivos. (...)

Adaptado daqui. Cartoon aqui

Marcadores: ,