domingo, julho 26, 2020

Marketing é a Economia Comportamental Original

O famoso autor Philip Kotler, da área de marketing, escreveu (via aqui) um texto defendendo a ideia que a chamada economia comportamental foi precedida pelo marketing social. Segundo ele,

O campo do marketing classifica e explica a grande variedade de comportamentos humanos há mais de 100 anos. Os profissionais de marketing se basearam nas disciplinas de psicologia, sociologia, antropologia e psicologia social para descrever as grandes variedades de comportamento humano. Os profissionais de marketing ficaram fascinados com exemplos de comportamento "irracional". Por que muitas pessoas continuam seu hábito de fumar quando sabem que isso reduzirá sua vida? Por que as famílias pobres têm tantos filhos que os manterão e a seus filhos pobres? Por que um CEO decide adquirir um concorrente mesmo quando ele sabe que mais da metade de todas as fusões fracassa. (...) Poderíamos ter chamado isso de “economia comportamental” porque sempre estávamos preocupados em equilibrar o lado da demanda e o lado do custo desses esforços. 

Imagem: aqui

(Nota: Na verdade há precedentes anteriores aos citados por Kotler. Mesmo os economistas clássicos já sabiam da relevância deste assunto, embora não tenham feito uma aprofundamento neste tópico).

Marcadores: