sexta-feira, setembro 29, 2006

Quando a sigla é importante

Reportagem do Wall Street Journal mostra que a sigla da ação pode ser importante para valorizar a ação de uma empresa. Publicado em português no Estado de São PAulo de hoje, p. B8.

"Nas bolsas americanas, o segredo de uma ação pode estar no seu código
September 29, 2006 4:05 a.m.

Por Jennifer Valentino
The Wall Street Journal

Há pelo menos dois anos, o pessoal de relações com investidores da Harley-Davidson Inc. vinha achando que o código da empresa nas bolsas americanas, HDI, não era bom para evocar a imagem da empresa. E havia algo melhor disponível: HOG, gíria em inglês para uma motocicleta Harley-Davidson.

Surpresa foi o que ocorreu desde a adoção do novo código, em meados de agosto: as ações da empresa subiram quase 16%, comparado com cerca de 4% para o índice de 500 ações da Standard & Poor's. Não foi a primeira vez que uma ação se valorizou depois da adoção de uma sigla chamativa. Nos Estados Unidos, onde a cultura de investimento em ações está disseminada e a quantidade de papéis negociados é gigantesca, os códigos em bolsa têm um peso extra. Como as siglas, e não os nomes das empresas, tendem a predominar em serviços de cotações, as que sejam facilmente identificáveis com a companhia podem representar uma vantagem.

Há até estudos sugerindo que empresas com códigos bem bolados se saem melhor do que outras. Embora a sugestão de uma relação de causa e efeito aqui possa soar absurda, uma sigla que provoca reação no investidor — algo como o BID (lance, em inglês) da casa de leilões Sotheby's — também pode deixá-lo mais rico, pelo menos por algum tempo.

Os estudos em questão não chegam a provar que a sigla influencia a cotação da ação. Mas esses estudos revelam, sim, algo da psicologia do investidor, e da importância de um nome fácil de lembrar.

Num deles, publicado em junho na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, pesquisadores da Universidade de Princeton descobriram que empresas com siglas pronunciáveis têm um desempenho melhor logo após a abertura de capital do que aquelas cujo código não pode ser dito como uma palavra só.

Adam Alter e Daniel Oppenheimer, da universidade, pegaram quase 800 códigos que estrearam na Bolsa de Nova York e na Bolsa de Valores Americana entre 1990 e 2004 e dividiram as empresas em duas categorias: as que tinham siglas pronunciáveis (como RAD, da Rite Aid Corp.) e as que não tinham (como RDA, da Reader's Digest Association Inc.). A dupla descobriu que quem tivesse investido US$ 1.000 nas empresas do primeiro grupo no início do primeiro dia de negociação em bolsa teria ganhado US$ 85,35 a mais naquele dia do que quem tivesse investido no grupo sem sigla pronunciável.

Um outro estudo sugere efeitos ainda mais prolongados. Gary Smith, professor de Finanças da Faculdade de Pomona, pediu a um grupo de voluntários que classificasse códigos de empresas nas bolsas segundo sua "inventividade". De 1984 a 2004, uma cesta de empresas com as siglas mais inventivas deu um retorno anual composto de 23,6%, ante 12,3% de um índice hipotético de todas as ações listadas na Bolsa de Nova York e na Nasdaq. Entre as mais engenhosas estavam nomes como a Anheuser Busch Cos. (cuja sigla é BUD, da cerveja Budweiser) e empresas que haviam deixado a bolsa ou sido compradas, como a Lion Country Safari (sigla GRRR)."