segunda-feira, julho 31, 2006

Macaco Cebus


O macaco Cebus é também chamado de capuchino por lembrar os freis capuchinhos da igreja católica. Em certos lugares é conhecido como mico.

Ele é encontrado na América Central e na América do Sul, inclusive Brasil. Esse macaco mede entre 30 a 56 cm e pesa em torno de 1,3 kg. É um macaco que vive em árvores e possui como inimigos os falcões, as cobras e os gatos. O Cebus alimenta-se de frutas, insetos, aranhas, ovos de pássaros e pequenos vertebrados.

O Cebus é considerado um dos macacos mais inteligentes e por essa razão tem sido utilizado em pesquisas em laboratórios. Em Boston, o Cebus tem sido treinado para ajudar quadriplégicos, da mesma forma de cachorros.

Qual a relação do Cebus com a contabilidade financeira?

Durante muitos anos os especialistas de finanças comportamentais atribuiram muita atençaõ a conceitos como aversão à perda e dependência de referência (reference-dependence). Além deles, os estudiosos de sociologia e psicologia também davam uma atenção especial a esses conceitos. Um pressuposto do uso desses conceitos era que sua aplicação ocorria na sociedade humana. Até o momento tem sido comum associar os conceitos de finanças aos sentidos do homem.

Três pesquisadores da Yale University, Keith Chen, Venkat Lakshminarayanan e Laurie Santos, questionaram se certos comportamentos considerados como viés do ser humano talvez possa ser inato a outros seres. Os pesquisadores utilizaram cinco Cebus, sendo dois machos. Além disso, somente dois dos animais possuía vínculo genético.

A analise dos pesquisadores mostrou que é possível afirmar que as decisões do Cebus são parecidas com a dos seres humanos no que diz respeito a aversão à perda. Desse modo o Cebus também não gosta de perder, sendo algo talvez inato aos ancestrais.