quarta-feira, junho 27, 2007

Os eleitores são irracionais?


Um fenômeno já estudado pelos cientistas diz respeito "sabedoria das massas". O princípio é de que as pessoas que são ignorantes sobre um determinado assunto fazem as escolhas aleatóriamente; como existem pessoas bem informadas, a opinião destas terminam por prevalecer.

Para Bryan Caplan isto não pode ser aplicado na democracia. As "pessoas ignorantes" (no sentido que não possuem informação) não votam aleatoriamente. Segundo Caplan, existem quatro motivos (viés) para isto. Em primeiro lugar, as pessoas tem um viés anti-mercado. Assim, se o preço da tarifa de telefone aumenta é por causa da ganância das grande empresas, muito embora se esqueçam quando os preços diminuem. A solução para conter esta ganância seria a maior participação do estado na economia.

O segundo motivo é que as pessoas possuem um viés contra o estrangeiro. Assim, os candidatos políticos geralmente têm medo de defender o livre-comércio.

O terceiro viés está relacionado com "criar empregos", mesmo que a um custo excessivo. Há alguns anos os postos de gasolinas iniciaram um movimento para automatizar o atendimento, deixando com o cliente o processo de encher o tanque. Os políticos imediatamente anteciparam e proibiram a criação de postos de auto-atendimento, como é usual em outros países.

Finalmente, existe o viés do pessimismo, onde as pessoas tendem a achar que a situação está pior do que a realidade. Isto termina por inflamar os ânimos dos políticos.

Para ler um resumo da obra de Caplan, clique aqui

Para uma entrevista com o autor, clique aqui (em inglês)

Marcadores: