Por que você deve vender seu carro quando ele tiver 9 900 no odômetro?
O gráfico abaixo mostra uma pesquisa sobre o preço de venda de um automóvel e a quantidade de milhas (uma medida de distância) que está marcado no hodômetro. Como seria de esperar, a relação entre as duas variáveis (preço e distância) é inversa. Isto significa dizer que quanto mais rodado for o automóvel, menor o preço obtido no mercado.
Ou seja, o gráfico, a princípio, não traz nada de novo. Mas se você observar bem poderá perceber que a linha não é totalmente decrescente. Veja novamente com atenção o gráfico. Observe que entre zero e dez mil milhas o preço cai e o mesmo ocorre entre dez mil milhas e vinte mil milhas. Mas antes de dez mil milhas e depois de dez mil a linha é descontinua.
Isto significa dizer que quando o automóvel possui menos de dez mil no hodômetro o seu valor é maior que quando o hodômetro marca mais de dez mil milhas. Ao cruzar o limite dos dez mil existe uma perda no valor do automóvel mais que proporcional. Isto, a rigor, não faz muito sentido num mercado. Adicionar uma distância mínima pode fazer com que a perda seja mais que proporcional.
A explicação para isto está nas finanças comportamentais. Ultrapassar a barreira do número redondo pode trazer uma redução do preço mais que proporcional. Provavelmente os participantes do mercado prestam mais atenção nos primeiros dígitos do hodômetro que nos últimos. Assim, é como se o comprador considerasse a distância entre 9 900 e 10 100 muito maior que a distância entre 9 700 e 9 900.
Na próxima vez que for vender seu carro, não espere a quilometragem ultrapassar o dígito das dezenas de milhar. Você poderá estar perdendo dinheiro.
Ou seja, o gráfico, a princípio, não traz nada de novo. Mas se você observar bem poderá perceber que a linha não é totalmente decrescente. Veja novamente com atenção o gráfico. Observe que entre zero e dez mil milhas o preço cai e o mesmo ocorre entre dez mil milhas e vinte mil milhas. Mas antes de dez mil milhas e depois de dez mil a linha é descontinua.
Isto significa dizer que quando o automóvel possui menos de dez mil no hodômetro o seu valor é maior que quando o hodômetro marca mais de dez mil milhas. Ao cruzar o limite dos dez mil existe uma perda no valor do automóvel mais que proporcional. Isto, a rigor, não faz muito sentido num mercado. Adicionar uma distância mínima pode fazer com que a perda seja mais que proporcional.
A explicação para isto está nas finanças comportamentais. Ultrapassar a barreira do número redondo pode trazer uma redução do preço mais que proporcional. Provavelmente os participantes do mercado prestam mais atenção nos primeiros dígitos do hodômetro que nos últimos. Assim, é como se o comprador considerasse a distância entre 9 900 e 10 100 muito maior que a distância entre 9 700 e 9 900.
Na próxima vez que for vender seu carro, não espere a quilometragem ultrapassar o dígito das dezenas de milhar. Você poderá estar perdendo dinheiro.
2 Comments:
Isso é ridiculo... essa pesquisa é feita para o mercado americano que em comum ao brasileiro não tem nada...
parabéns pelo blog! precisávamos de um blog com esse conteúdo no Brasil!
Discordo do "Anônimo", em todos os aspectos!
abs
Bruno
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