domingo, junho 05, 2011

Por que você deve vender seu carro quando ele tiver 9 900 no odômetro?

O gráfico abaixo mostra uma pesquisa sobre o preço de venda de um automóvel e a quantidade de milhas (uma medida de distância) que está marcado no hodômetro. Como seria de esperar, a relação entre as duas variáveis (preço e distância) é inversa. Isto significa dizer que quanto mais rodado for o automóvel, menor o preço obtido no mercado.



Ou seja, o gráfico, a princípio, não traz nada de novo. Mas se você observar bem poderá perceber que a linha não é totalmente decrescente. Veja novamente com atenção o gráfico. Observe que entre zero e dez mil milhas o preço cai e o mesmo ocorre entre dez mil milhas e vinte mil milhas. Mas antes de dez mil milhas e depois de dez mil a linha é descontinua.

Isto significa dizer que quando o automóvel possui menos de dez mil no hodômetro o seu valor é maior que quando o hodômetro marca mais de dez mil milhas. Ao cruzar o limite dos dez mil existe uma perda no valor do automóvel mais que proporcional. Isto, a rigor, não faz muito sentido num mercado. Adicionar uma distância mínima pode fazer com que a perda seja mais que proporcional.

A explicação para isto está nas finanças comportamentais. Ultrapassar a barreira do número redondo pode trazer uma redução do preço mais que proporcional. Provavelmente os participantes do mercado prestam mais atenção nos primeiros dígitos do hodômetro que nos últimos. Assim, é como se o comprador considerasse a distância entre 9 900 e 10 100 muito maior que a distância entre 9 700 e 9 900.

Na próxima vez que for vender seu carro, não espere a quilometragem ultrapassar o dígito das dezenas de milhar. Você poderá estar perdendo dinheiro.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Isso é ridiculo... essa pesquisa é feita para o mercado americano que em comum ao brasileiro não tem nada...

11:34 PM  
Blogger Unknown said...

parabéns pelo blog! precisávamos de um blog com esse conteúdo no Brasil!

Discordo do "Anônimo", em todos os aspectos!

abs
Bruno

4:42 PM  

Postar um comentário

<< Home