quinta-feira, dezembro 19, 2013

Celular e Etiqueta

Durante os dois últimos semestres letivos eu fui testado pelos meus alunos sobre o uso de celular durante a sala de aula. Apesar de escrever claramente no programa das disciplinas que o uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula não seria recomendado, por diversas vezes flagrei alunos “passando” o dedo sobre seus celulares. Isto para não falar das ocasiões em que os telefones tocaram durante a aula.

Talvez seja um problema meu a dificuldade de continuar expondo um assunto quando estou vendo que um aluno está verificando as mensagens. E também reconheço que verificar mensagens é um vício, que algumas pessoas possuem.

Uma pesquisa (via aqui) mostrou que a intolerância ao fato de que uma pessoa esteja usando o celular pode estar associada ao gênero e a idade.  Pesquisadores perguntaram a diferentes pessoas se era apropriado verificar e-mail, responder a uma chamada de celular ou escrever e mandar mensagens durante uma reunião de negócios informal. Os homens parecem ser mais tolerantes que as mulheres. Enquanto 59% dos homens afirmaram ser apropriado verificar a existência de mensagens durante uma reunião, somente 34% das mulheres eram tolerantes a esta atitude. Metade dos homens considera aceitável responder uma chamada, mas somente 26% das mulheres. E escrever mensagens foi considerado razoável para 43% dos homens e 23% das mulheres.



A geração mais nova parece ser mais condescendente com o uso de celular durante uma reunião. Oitenta por cento das pessoas com até 30 anos de idade acham apropriado verificar os e-mails em reunião, enquanto somente 33% daqueles com idade acima de 50 anos acharam isto aceitável.



Talvez isto explique um pouco os problemas que tive durante o semestre. E você? Acha aceitável usar o celular numa reunião ou em sala de aula?

Marcadores: ,

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Acho uma falta de educação. Mas ao mesmo tempo acredito que a pessoa tem que ser feliz. Tudo são momentos. em sala de aula é inaceitável. Em um jantar, se alguém está se sentindo excluído ou com tanta saudade de casa que precisa trocar algumas mensagens com pessoas amadas, pra que julga-las? Quem somos nós? Que haja respeito ao próximo tanto ouvindo quando o outro está falando, como aceitando quando alguém precisa estar conectado a outro mundo.

3:47 PM  
Blogger José Luismar said...

Na visão de aluno eu até penso ser falta de respeito com o professor o uso do celular. Mas alguns professores além de não ministrar uma aula que "prenda" o aluno ao conteúdo, por vezes também usam o celular.

6:28 PM  

Postar um comentário

<< Home