segunda-feira, julho 05, 2021

Desinformação e magia


De Tim Harford a comparação entre desinformação e mágica:

Um estudo que ele [Pennycook] publicou em conjunto com David Rand, do MIT, intitulado "Preguiçoso, não tendencioso", descobriu que a capacidade de escolher manchetes falsas de notícias reais estava correlacionada com o desempenho em um "teste de reflexão cognitiva", que mede a tendência das pessoas de parar e pensar, suprimindo uma resposta instintiva. 

Isso sugere que compartilhamos notícias falsas não por malícia ou inaptidão, mas por impulso e desatenção. Não é tão diferente do colete e gravata que desaparecem de Robbins [um mágico]. As pessoas podem identificar a diferença entre um homem em trajes formais e outro com uma camisa de pescoço aberto e sem dobras? É claro que podemos, assim como podemos identificar a diferença entre notícias reais e notícias falsas. Mas somente se prestarmos atenção. 

Em seu livro de 1999, Magia na teoria, Peter Lamont e Richard Wiseman exploram os vínculos entre psicologia e magia. Wiseman, professor de psicologia da Universidade de Hertfordshire, alerta contra o estreitamento de um vínculo muito próximo entre a magia do palco e o desvio diário que experimentamos no ecossistema de mídia e mídia social.  (...)

Marcadores: