Padrões Ocultos
Padrões obscuros são quando as pessoas projetam interfaces com a intenção de enganar ou ludibriar. Infelizmente, todos estamos familiarizados com esses padrões. Eles estão por toda parte.
Pode ser o teste gratuito que levou inesperadamente a uma assinatura ou a assinatura que foi fácil de fazer, mas precisou ser cancelada enviando uma carta. Ou pode ser uma tentativa externa de dar controle sobre a privacidade, mas com opções tão confusas a ponto de fazer o oposto. Talvez você tenha tentado ajustar as preferências de cookies em um site de notícias, mas só encontrou um botão para 'Aceitar todos' depois de editar suas preferências — grrrr! Enganar as pessoas dessa forma para compartilhar mais informações do que o pretendido passou a ser conhecido como "Privacy Zuckering" (alusão a Mark Zuckerberg).
Lembra dos pop-ups que só podiam ser fechados depois de encontrar um pequeno 'x' que se movia pela tela?
Recentemente, eu queria pausar uma assinatura, mas fui informado de que isso invalidaria todos os créditos não utilizados acumulados que eu já tinha pago (e ainda estou pagando). O The Pudding publicou uma ótima análise sobre como cancelar assinaturas de serviços online. Às vezes, isso pode ser involuntário — naturalmente, há menos incentivo para trabalhar em ótimas experiências de encerramento de conta e cancelamento de assinatura do que para se inscrever.
E esses padrões não se limitam apenas ao ambiente online. Cassinos astutos empregam técnicas de design no mundo físico para seu benefício, como remover referências ao passar do tempo, como relógios ou janelas, usar navegação labiríntica e os sons constantes de moedas tilintando para dar a sensação de ganho contínuo.
"Padrões obscuros" foi cunhado por Harry Brignull e documentado no site Deceptive patterns e agora em um livro.
Fonte: aqui
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