Conceitos de Finanças Comportamentais
Finanças Comportamentais
Alguns conceitos relevantes de finanças comportamentais:
Aversão à Perda - Tendência das pessoas preferirem fortemente evitar perdas do que adquirir ganhos. Alguns estudos sugerem que as perdas são duas vezes mais poderosas do que os ganhos. A aversão a perda ajuda a explicar os efeitos dos custos perdidos.
Aversão à Ambiguidade - as pessoas preferem o familiar ao não familiar.
Contágio Emocional - tendência de expressar/ter emoções similares e influenciadas por outras pessoas. As pessoas tendem a ficar felizes quando outras pessoas estão felizes.
Efeito calendário - O desempenho de certos investimetnos tem variado significativamente dependendo do dia da semana, do dia do mês, do mês do ano, da proximidade dos feriados, da posição da terra, lua e sol, etc. Apesar da descrença de certos autores e do fato de que algumas dessas anomalias desapareceram recentemente, o efeito calendário ocorrem em muitos países.
Efeito do falso consenso - Refere-se a tendência que a pessoas possuem em superestimar o grau com que os outros concordam com elas. Pessoas geralmente acham que suas opiniões, crenças e predileções são mais majoritárias do que realmente são. Esse viés ocorre num grupo de pessoas que pensam que sua opinião representa uma grande população. Uma vez que existe consenso e que não existe disputa, eles tende a acreditar que todos pensam igual.
Efeito propriedade (ou "mais vale um pássaro na mão do que dois voando") - As pessoas dão um valor maior aos objetos que são proprietários. Isso contradiz a teoria econômica e tem sido muito questionado.
Uma experiência foi realizada com estudantes universitários. Eram dados dois produtos (café e chocolate) com mesmo valor de mercado. Numa primeira etapa, provou-se que a preferência era idêntica para os produtos (50% optava por café e 50% por chocolate). Depois, foram dados os produtos aleatoriamente aos estudantes e solicitados que os estudantes fizessem troca, caso desejassem. Somente 10% dos estudantes optaram pela troca. O normal seria 50%.
Falácia da Conjunção - Uma condição específica é mais provável de ocorrer que uma geral.
Um exemplo pode ser ilustrado a seguir: Lúcia tem 31 anos de idade, é solteira e brilhante. Graduou-se em filosofia. Quando era estudante, ela teve noções sobre discriminação e justiça social e participou de manifestações contra a guerra nuclear. Qual é mais provável? (1) Lúcia é uma bancária; (2) Lúcia é uma bancária e uma ativista do movimento feminista. Os entrevistados geralmente escolhem o número (2). Entretanto, matematicamente, a probabilidade dos dois eventos ocorrerem juntos (em conjunção) é sempre menor que a probabilidade de ocorrer sozinho. Considere a probabilidade de Lúcia ser bancária com sendo 5%. E também suponha a probabilidade dela ser feminista é de 95%. A Probabilidade de Lúcia ser bancária E feminista é de .05 × .95 ou 0.0475. Isso é menor que a Pr(Lúcia é uma bancária). A opinião 2 parece ser mais representativa da descrição, mesmo sendo menos provável.
Outro exemplo: Foi perguntado a especialistas qual a probabilidade da União Soviética invadir a Polônia e os Estados Unidos cortarem as relações diplomáticas, no próximo ano. Os especialistas responderam com 4% de probabilidade. Para outro grupo de especialistas foi questionada a probabilidade dos Estados Unidos cortarem as relações diplomáticas com a União Soviética no próximo ano. A probabilidade foi de 1%.
Falácia do jogador - As pessoas possuem pouca intuição sobre o comportamento de eventos aleatórios.
Os conceitos errôneos são os seguintes:
(1) um evento aleatório é mais provável de ocorrer por que ele não ocorreu num período de tempo;
(2) um evento aleatório é menos provável de ocorrer por que ele não ocorreu num período de tempo;
(3) um evento aleatório é mais provável de ocorrer por que ele ocorreu recentemente; e
(4) um evento aleatório é menos provável de ocorrer por que ele ocorreu recentemente.
Isso pode ser resumido na seguinte frase: uma moeda não tem memória.
Outros exemplos: (a)
Uma moeda tem 50% de chance de sair cara. A chance de “cara” duas vezes é de 0,5 x 0,5 = 0,25. Três caras é de 0,5 x 0,5 x 0,5 = 0,125. Considere que 4 caras já saíram num jogo de moedas. A falácia do jogador acha que a chance da próxima moeda ser “cara” é de 0,5 5 = 0,03125. Isso está errado. A probabilidade é 0,5.
Uma piada serve para ilustrar essa falácia. Voando num avião, um homem decidiu levar com ele uma bomba. “A chance de um avião ter uma bomba é pequena e a chance de ter duas é quase nenhuma.”
Joguei um moeda 20 vezes e deu cara todas as vezes. Qual a probabilidade de dar coroa na próxima jogada?
Um casal tem duas filhas. Qual a chance do próximo filho ser um menino?
É mais provável vencer na loteria escolhendo o mesmo número toda vez ou escolhendo um número diferente de cada vez?
Mas atenção: a falácia só ocorre quando os eventos são independentes. Se for um jogo de baralho sem reposição, não ocorre a falácia. Eventos esportivos também não podem ser considerados. A rigor, um vencedor num evento tem mais probabilidade no próximo evento que um perdedor.
Heurística - Pessoas quase sempre tomam decisões baseado em regras informais aproximadas e não análise racional.
Ilusão da moeda - A ilusão da moeda pode afetar a percepção dos resultados.
Experiências tem mostrado que pessoas geralmente percebem que um corte de 2% no salário nominal é injusto; mas vêem um aumento de 2% no salário nominal quando a inflação é de 4% como justo, apesar de serem equivalentes.
Preços nomimais são um regra interessante para determinados valores e preços reais somente são calculados quando eles são altamente relevantes (hiperinflação, por exemplo)
Ilusão do Conhecimento - Fazer uma inferência mais forte do que garantida pelos dados.
Moldura (Framing) - A forma como o problema ou a decisão é apresentada irá afetar sua ação. Na teoria da racionalidade de escolha supõe-se que a forma com que o problema é dado não afeta a ordem de escolha.
O exemplo clássico é o problema da doença. Uma nova doença atingiu a população da cidade onde você reside. Um grupo de cientistas trabalha para conter a epidemia. Eles esperam que no mínimo 600 pessoas morrerão por causa da doença. Duas soluções para combater a doença foram encontradas:
=> Se a Solução “A” for aplicada, 400 pessoas morrerão
=> Se a Solução “B” for aplicada, há 1/3 de probabilidade de que ninguém morrerá e 2/3 de probabilidade de 600 pessoas morrerem
A maioria das pessoas escolhem a alternativa B. Também é feito a seguinte pergunta:
Uma nova doença atingiu a população da cidade onde você reside. Um grupo de cientistas trabalha para conter a epidemia. Eles esperam que no mínimo 600 pessoas morrerão por causa da doença. Duas soluções para combater a doença foram encontradas:
=> Se a Solução “A” for aplicada, 200 pessoas serão salvas.
=> Se a Solução “B” for aplicada, há 1/3 de probabilidade que 600 pessoas serão salvas e 2/3 de probabilidade de ninguém ser salvo.
Os dois problemas são idênticos, mas a resposta não.
Ilusão de Controle - Tendência para o ser humano acreditar que ele pode controlar ou influenciar fatores que eles não tem influencia. Poderes para normais, superstições e crenças são situações dessas ilusões de controles. É facilmente encontrado em cassinos: soprar dados, evitar olhar o resultado, etc. As pessoas começam a acreditar que isso é sinal de que estava correto. As pessoas com ilusão de controle geralmente possuem pior desempenho.
Pensamento Mágico - Descreve um tipo de relação causal não científica. O pensamento mágico comete erros de causa-efeito. Por exemplo: alguém acha que a camisa dá sorte pois venceu um jogo com ela. Essa pessoa irá continuar a usar a camisa e irá associar a vitória a camisa. Adeptos não consideram isso como uma mágica. Na Ásia isso é denominado de Karma.
Outra situação são pessoas que acreditam que palavras podem afetar o mundo e por isso evitam certos termos (não fale no demônio que ele aparece). Essas pessaos usam eufenismo. As vezes o pensamento mágico ocorre devido ao fato das pessoas não saberem estatística. Uma situação típica ocorre com o efeito placebo que explica o interesse persistente por medicina alternativa.
Viés de Confirmação - Desejo das pessoas em encontrar informação que confirma a sua visão da situação
Viés do Conservadorismo - Pessoas são lentas em mudar suas opiniões em resposta a evidências recentes.
Winner's curse (Vitória de Pirro) - Ocorre quando ações comuns são tomadas com informação incompleta. Um produto deveria ter valor similar para todos os compradores, mas os jogadores estão incertos sobre o valor do mesmo. Cada jogador estima independente o valor do produto antes da aposta.
O vencedor será aquele que oferecer a maior aposta. Se considerarmos que a média das propostas é a estimativa acurada, então a pessoa com maior aposta terá um produto cujo valor foi superestimado. O efeito dependerá do número de apostadores.
Alguns conceitos relevantes de finanças comportamentais:
Aversão à Perda - Tendência das pessoas preferirem fortemente evitar perdas do que adquirir ganhos. Alguns estudos sugerem que as perdas são duas vezes mais poderosas do que os ganhos. A aversão a perda ajuda a explicar os efeitos dos custos perdidos.
Aversão à Ambiguidade - as pessoas preferem o familiar ao não familiar.
Contágio Emocional - tendência de expressar/ter emoções similares e influenciadas por outras pessoas. As pessoas tendem a ficar felizes quando outras pessoas estão felizes.
Efeito calendário - O desempenho de certos investimetnos tem variado significativamente dependendo do dia da semana, do dia do mês, do mês do ano, da proximidade dos feriados, da posição da terra, lua e sol, etc. Apesar da descrença de certos autores e do fato de que algumas dessas anomalias desapareceram recentemente, o efeito calendário ocorrem em muitos países.
Efeito do falso consenso - Refere-se a tendência que a pessoas possuem em superestimar o grau com que os outros concordam com elas. Pessoas geralmente acham que suas opiniões, crenças e predileções são mais majoritárias do que realmente são. Esse viés ocorre num grupo de pessoas que pensam que sua opinião representa uma grande população. Uma vez que existe consenso e que não existe disputa, eles tende a acreditar que todos pensam igual.
Efeito propriedade (ou "mais vale um pássaro na mão do que dois voando") - As pessoas dão um valor maior aos objetos que são proprietários. Isso contradiz a teoria econômica e tem sido muito questionado.
Uma experiência foi realizada com estudantes universitários. Eram dados dois produtos (café e chocolate) com mesmo valor de mercado. Numa primeira etapa, provou-se que a preferência era idêntica para os produtos (50% optava por café e 50% por chocolate). Depois, foram dados os produtos aleatoriamente aos estudantes e solicitados que os estudantes fizessem troca, caso desejassem. Somente 10% dos estudantes optaram pela troca. O normal seria 50%.
Falácia da Conjunção - Uma condição específica é mais provável de ocorrer que uma geral.
Um exemplo pode ser ilustrado a seguir: Lúcia tem 31 anos de idade, é solteira e brilhante. Graduou-se em filosofia. Quando era estudante, ela teve noções sobre discriminação e justiça social e participou de manifestações contra a guerra nuclear. Qual é mais provável? (1) Lúcia é uma bancária; (2) Lúcia é uma bancária e uma ativista do movimento feminista. Os entrevistados geralmente escolhem o número (2). Entretanto, matematicamente, a probabilidade dos dois eventos ocorrerem juntos (em conjunção) é sempre menor que a probabilidade de ocorrer sozinho. Considere a probabilidade de Lúcia ser bancária com sendo 5%. E também suponha a probabilidade dela ser feminista é de 95%. A Probabilidade de Lúcia ser bancária E feminista é de .05 × .95 ou 0.0475. Isso é menor que a Pr(Lúcia é uma bancária). A opinião 2 parece ser mais representativa da descrição, mesmo sendo menos provável.
Outro exemplo: Foi perguntado a especialistas qual a probabilidade da União Soviética invadir a Polônia e os Estados Unidos cortarem as relações diplomáticas, no próximo ano. Os especialistas responderam com 4% de probabilidade. Para outro grupo de especialistas foi questionada a probabilidade dos Estados Unidos cortarem as relações diplomáticas com a União Soviética no próximo ano. A probabilidade foi de 1%.
Falácia do jogador - As pessoas possuem pouca intuição sobre o comportamento de eventos aleatórios.
Os conceitos errôneos são os seguintes:
(1) um evento aleatório é mais provável de ocorrer por que ele não ocorreu num período de tempo;
(2) um evento aleatório é menos provável de ocorrer por que ele não ocorreu num período de tempo;
(3) um evento aleatório é mais provável de ocorrer por que ele ocorreu recentemente; e
(4) um evento aleatório é menos provável de ocorrer por que ele ocorreu recentemente.
Isso pode ser resumido na seguinte frase: uma moeda não tem memória.
Outros exemplos: (a)
Uma moeda tem 50% de chance de sair cara. A chance de “cara” duas vezes é de 0,5 x 0,5 = 0,25. Três caras é de 0,5 x 0,5 x 0,5 = 0,125. Considere que 4 caras já saíram num jogo de moedas. A falácia do jogador acha que a chance da próxima moeda ser “cara” é de 0,5 5 = 0,03125. Isso está errado. A probabilidade é 0,5.
Uma piada serve para ilustrar essa falácia. Voando num avião, um homem decidiu levar com ele uma bomba. “A chance de um avião ter uma bomba é pequena e a chance de ter duas é quase nenhuma.”
Joguei um moeda 20 vezes e deu cara todas as vezes. Qual a probabilidade de dar coroa na próxima jogada?
Um casal tem duas filhas. Qual a chance do próximo filho ser um menino?
É mais provável vencer na loteria escolhendo o mesmo número toda vez ou escolhendo um número diferente de cada vez?
Mas atenção: a falácia só ocorre quando os eventos são independentes. Se for um jogo de baralho sem reposição, não ocorre a falácia. Eventos esportivos também não podem ser considerados. A rigor, um vencedor num evento tem mais probabilidade no próximo evento que um perdedor.
Heurística - Pessoas quase sempre tomam decisões baseado em regras informais aproximadas e não análise racional.
Ilusão da moeda - A ilusão da moeda pode afetar a percepção dos resultados.
Experiências tem mostrado que pessoas geralmente percebem que um corte de 2% no salário nominal é injusto; mas vêem um aumento de 2% no salário nominal quando a inflação é de 4% como justo, apesar de serem equivalentes.
Preços nomimais são um regra interessante para determinados valores e preços reais somente são calculados quando eles são altamente relevantes (hiperinflação, por exemplo)
Ilusão do Conhecimento - Fazer uma inferência mais forte do que garantida pelos dados.
Moldura (Framing) - A forma como o problema ou a decisão é apresentada irá afetar sua ação. Na teoria da racionalidade de escolha supõe-se que a forma com que o problema é dado não afeta a ordem de escolha.
O exemplo clássico é o problema da doença. Uma nova doença atingiu a população da cidade onde você reside. Um grupo de cientistas trabalha para conter a epidemia. Eles esperam que no mínimo 600 pessoas morrerão por causa da doença. Duas soluções para combater a doença foram encontradas:
=> Se a Solução “A” for aplicada, 400 pessoas morrerão
=> Se a Solução “B” for aplicada, há 1/3 de probabilidade de que ninguém morrerá e 2/3 de probabilidade de 600 pessoas morrerem
A maioria das pessoas escolhem a alternativa B. Também é feito a seguinte pergunta:
Uma nova doença atingiu a população da cidade onde você reside. Um grupo de cientistas trabalha para conter a epidemia. Eles esperam que no mínimo 600 pessoas morrerão por causa da doença. Duas soluções para combater a doença foram encontradas:
=> Se a Solução “A” for aplicada, 200 pessoas serão salvas.
=> Se a Solução “B” for aplicada, há 1/3 de probabilidade que 600 pessoas serão salvas e 2/3 de probabilidade de ninguém ser salvo.
Os dois problemas são idênticos, mas a resposta não.
Ilusão de Controle - Tendência para o ser humano acreditar que ele pode controlar ou influenciar fatores que eles não tem influencia. Poderes para normais, superstições e crenças são situações dessas ilusões de controles. É facilmente encontrado em cassinos: soprar dados, evitar olhar o resultado, etc. As pessoas começam a acreditar que isso é sinal de que estava correto. As pessoas com ilusão de controle geralmente possuem pior desempenho.
Pensamento Mágico - Descreve um tipo de relação causal não científica. O pensamento mágico comete erros de causa-efeito. Por exemplo: alguém acha que a camisa dá sorte pois venceu um jogo com ela. Essa pessoa irá continuar a usar a camisa e irá associar a vitória a camisa. Adeptos não consideram isso como uma mágica. Na Ásia isso é denominado de Karma.
Outra situação são pessoas que acreditam que palavras podem afetar o mundo e por isso evitam certos termos (não fale no demônio que ele aparece). Essas pessaos usam eufenismo. As vezes o pensamento mágico ocorre devido ao fato das pessoas não saberem estatística. Uma situação típica ocorre com o efeito placebo que explica o interesse persistente por medicina alternativa.
Viés de Confirmação - Desejo das pessoas em encontrar informação que confirma a sua visão da situação
Viés do Conservadorismo - Pessoas são lentas em mudar suas opiniões em resposta a evidências recentes.
Winner's curse (Vitória de Pirro) - Ocorre quando ações comuns são tomadas com informação incompleta. Um produto deveria ter valor similar para todos os compradores, mas os jogadores estão incertos sobre o valor do mesmo. Cada jogador estima independente o valor do produto antes da aposta.
O vencedor será aquele que oferecer a maior aposta. Se considerarmos que a média das propostas é a estimativa acurada, então a pessoa com maior aposta terá um produto cujo valor foi superestimado. O efeito dependerá do número de apostadores.
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