segunda-feira, outubro 09, 2006

Decisões estúpidas

Do Blog BADANALYSIS:

Dez razões pelas quais as pessoas tomam decisões estúpidas:

As pessoas insistem em tomar decisão quando estão erradas. A seguir as dez razões para que estas pessoas façam coisas estúpidas:

10. Nos estávamos tão perto (viés do custo perdido)- O passado não traz o dinheiro de volta. No entanto, muitas pessoas irracionalmente acreditam ser possível reverter uma decisão. Os exemplos são inúmeros deste viés.

9 - Eu, Eu, Eu! (viés egocêntrico) - Neste caso, temos uma pessoa que só pensa nela mesma.

8 - Isto somente prova meu ponto de vista (viés da confirmação)

7 - Isto é fácil (superconfiança)

6 - Eu sou ***! Eu sou *** (competição disfuncional)

5 - Meu, meu, meu! (efeito proprietário)

4 - Cuidado com os tubarões (viés dos eventos memoráveis) - A chance de alguém morrer numa praia por um tubarão é desprezível. Mas as pessoas tem uma preocupação especial quanto a isto.

3 - Conformidade -

2 - Ilusão do controle

1 - Erro de atribuição

Observe que muitos destes problemas são estudados em finanças comportamentais.
posted by goodoldrock @ 8:00 AM