segunda-feira, setembro 11, 2023

Pesquisa sobre honestidade é colocada em dúvida

Entre 17 e 30 de junho de 2023, a equipe do Data Colada publicou uma série de quatro entradas nas quais apresentaram evidências de fraude em artigos recentemente publicados pela Professora da Harvard Business School (HBS), Francesca Gino. A pesquisa do Data Colada foi conduzida em 2021. Com base em suas descobertas, a HBS realizou uma investigação interna que resultou na suspensão de dois anos sem salário da Profa. Gino, conforme anunciado em sua página oficial na Harvard.

A notícia teve impacto para além dos círculos acadêmicos habituais e do Twitter, talvez principalmente porque a falsificação ocorreu ironicamente em estudos sobre honestidade. O The Guardian, The New York Times, The Boston Globe, The Washington Post, The New York Post, Business Insider, NPR, The Chronicle of Higher Education (também aqui), VOX (o blog, não o partido), ou The Atlantic relataram o assunto, entre muitos outros. Entre os meios de comunicação gerais na Espanha, apenas o Expansión divulgou a notícia da fraude, embora La Vanguardia tenha publicado um artigo em 2017 sobre a pesquisa de Gino intitulada "Se você foi enganado uma vez, ela fará novamente, de acordo com Harvard".

Em uma reviravolta inesperada dos acontecimentos, Francesca Gino anunciou em sua conta do LinkedIn no início de agosto que "não tive outra opção senão entrar com uma ação contra a Universidade de Harvard e os membros do grupo Data Colada, que trabalharam juntos para destruir minha carreira e reputação", uma vez que "[nunca] falsifiquei dados ou cometi irregularidades de qualquer tipo em minha pesquisa". A ação busca nada menos que 25 milhões de dólares. (...)

Fonte: aqui