terça-feira, outubro 17, 2006

Insistência Irracional

A insistência irracional é um termo frequentemente utilizado em psicologia, economia e teoria dos jogos. Refere-se aquela situação onde as pessoas tomam decisão que são irracionais, mesmo com a evidência de que estejam provavelmente erradas. Inclui decisões vinculadas a dinheiro, tempo ou vidas humanas, para o caso de estrategias militares.

Este conceito está vinculado ao conceito de custo perdido.

Um exemplo citado refere-se a guerra agressiva travada por Robert Campeau para adquirir a empresa Bloomingdale´s. Outra situação ocorre quando udas empresas fazem uma guerra sem conseguir aumentar de forma significativa sua participação no mercado.

1 Comments:

Blogger GABRIEL FERREIRA said...

Saudações,

Sou estudante de economia na Universidade Estadual de Feira de Santana na Bahia e estou começando a trilhar os caminhos das FC com o intuito de realizar monografia de final de curso. Pelo fato estar em fase de projeto e aquisição de material, que, diga-se de passagem é escasso, pretendo elaborar um artigo com um dos pilares ditos "fundamentais" de FC: a aversão a perda. Descobri este blog que me será muito útil, ainda mais se eu conseguir contato com os colaboradores dele na busca de mais material para entender esta nova teoria aqui no Brasil.

Grato,

Gabriel Ferreira
gabrielecon@yahoo.com.br

2:29 PM  

Postar um comentário

<< Home