Conta de Restaurante
A pesquisa de finanças comportamentais pode usar de certas situações práticas para mostrar problemas na racionalidade. Um exemplo interessante pode ser encontrado em uma entrevista com o pesquisador Uri Gneezy que pesquisou a divisão de uma conta no restaurante.
A pesquisa algo já sabemos na nossa vida diária: nosso comportamento no restaurante muda conforme o critério de dividir a despesa. Os pesquisadores descobriram que quando cada pessoa paga individualmente seu consumo, o custo é menor. Quando existe a divisão da conta entre os participantes, o consumo é diferente. Algumas pessoas irão pedir algo mais caro.
Gneezy descobriu também que quando a regra social é substituída pela penalidade monetária existe uma mudança no comportamento. Caso exista uma norma social onde as pessoas devem chegar no horário, a penalidade é feita pelo grupo. Caso esta regra seja substituída por uma multa em dinheiro, as pessoas tendem a transpor as regras de forma mais fácil.
A pesquisa algo já sabemos na nossa vida diária: nosso comportamento no restaurante muda conforme o critério de dividir a despesa. Os pesquisadores descobriram que quando cada pessoa paga individualmente seu consumo, o custo é menor. Quando existe a divisão da conta entre os participantes, o consumo é diferente. Algumas pessoas irão pedir algo mais caro.
Gneezy descobriu também que quando a regra social é substituída pela penalidade monetária existe uma mudança no comportamento. Caso exista uma norma social onde as pessoas devem chegar no horário, a penalidade é feita pelo grupo. Caso esta regra seja substituída por uma multa em dinheiro, as pessoas tendem a transpor as regras de forma mais fácil.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home