terça-feira, fevereiro 13, 2024

Aleatório e apofenia

 

De um artigo de Kit Yates sobre a aleatoriedade. A figura acima mostra três conjuntos de dados, cada um com 132 pontos. Um deles é a posição dos ninhos das aves marinhas na Patagônia. O outro é o local dos ninhos de formigas. E finalmente temos pontos aleatórios. Você consegue saber de quem é a imagem de cada bloco? 

Pense antes de continuar a leitura. O que Yates explora é que a noção de número aleatórios nossa não é boa. Quando apertamos o aleatório do aparelho de som do carro e cai na primeira música ou quando sorteamos dois números aleatórios em um site e sai um após o outro, pensamos que há algo errado com a geração do número. Este é o problema. 

Se você respondeu que os números aleatórios gerado por um software corresponde a imagem da direita certamente vai estar em um grupo muito grande de pessoas que possui uma nossa de aleatoriedade errônea. A imagem da direita não foi gerada por um software, mas corresponde aos locais de ninhos de aves marinhas da Patagônia. Os pássaros escolhem fazer uma distribuição mais regular e espaçada, preferindo uma distância dos vizinhos. A resposta para os números aleatórios é a imagem da esquerda. A imagem do meio é dos ninhos de formigas. 

Esse exemplo de Yates me trouxe a memória uma cena da série Numb3rs onde o cientista Charlie Eppes, para mostrar como falhamos no nosso conceito de aleatoriedade, pede para diversas pessoas se distribuírem dessa forma em uma sala. Cada um vai para um canto. E ele questiona a razão pela qual as pessoas ficaram distantes uma das outras, como a figura da direita. Aleatoriedade significa que algumas pessoas irão ficar longes e outras perto. Como a figura da esquerda. 

A falsa noção de aleatoriedade do ser humano já fez com que a Apple criasse um "aleatório" que não fosse tão aleatório para o iPod. Assim, duas músicas do mesmo artista não tocariam uma após a outra. É como você pedisse dois números aleatórios e não pudesse sair o 34 e o 35 (e isso pode ocorrer, obviamente). Segundo Yates, atribuímos um significado a um agrupamento aleatório, acreditando que exista algo que gera o padrão. É a apofenia, que procura a causa, onde não existe. Veja o que diz o ChatGPT:

Apofenia é um termo que descreve o fenômeno psicológico de perceber padrões, conexões ou significados em dados aleatórios ou irrelevantes. Em outras palavras, é a tendência humana de atribuir significados ou padrões a estímulos que podem não ter relação real entre si. Isso pode ocorrer em diversas áreas, como na interpretação de eventos, na análise de dados, na interpretação de padrões visuais ou auditivos, entre outros. A apofenia pode levar a conclusões equivocadas, interpretações distorcidas da realidade e crenças em teorias da conspiração ou supersticiosas.

A apofenia é muito mais comum do que pensamos. Acreditamos ver uma imagem nas nuvens, um rosto de um homem na lua, um OVNI no céu entre outras coisas. 

Marcadores: ,