terça-feira, março 13, 2007

A Random Walk Down Wall Street

Tenho uma edição antiga do livro A Random Walk Down Wall Street, de Malkiel. Através de uma resenha (An Investing Classic; Forget what you see on CNBC. Random Walk remains the ultimate reality check, de Bob Frick, Kiplinger Washington EditorsKiplinger Washington Editors, de 12/03/2007) fiquei sabendo a última edição, de 2007.

Tento evitar comprar novas edições, que geralmente não adicionam muito valor as edições anteriores. Mas pelo que diz a resenha, o livro de Malkiel adiciona dois novos capítulos ao livro, que pode mudar um pouco a sua filosofia.

No livro de Malkiel aprendi que existe uma relação entre o tamanho da saia das mulheres e o crescimento/recessão do mercado acionário. Ou seja, Malkiel não acredita em fórmulas que advinham o mercado, como "gurus", gráficos, índices etc.

A edição de 1999 reconhecia o problema da bolha da internet e seu desastre, que ocorreu mais tarde.

Mas o que interessa é saber que Malkiel agregou um capítulo sobre behavioral finance. Em teoria, os gestores de fundos poderiam usar as finanças comportamentais para ganhar do mercado. Pelo que conheço de Malkiel, ele provavelmente deve duvidar.

Está na lista de compras.

Marcadores: ,