quinta-feira, julho 19, 2007

Mercados Adaptativos

A Teoria Clássica de finanças diz que os mercados são eficientes e os preços refletem todas as informações disponíveis. Sabemos que num mundo real isto nem sempre ocorre. As Finanças Comportamentais apontam uma série de problemas com esta eficiência. Uma maneira de enxergar as finanças é através da Adaptive Markets Hypothesis, de Andrew Lo do MIT. Por esta teoria, existem ineficiências no mercado, mas os participantes descobrem, exploram estas deficiências e obtem lucro. Mas estas deficiências são corrigidas pelo próprio mercado, de forma evolucionária.

Podemos dizer que a AMH corresponde a Darwin aplicado as finanças.

Uma história muito antiga sobre a teoria clássica e sua adaptação para a AMH é a seguinte:

Cena 1 - Hipótese Eficiente de Mercado (EMH)

Um professor da economia e um estudante de graduação estão andando ao longo de uma estrada. E o estudante de graduação vê uma nota de vinte dólares no passeio. Diz, “Ei, professor, olha, uma nota de vinte dólares.” O professor diz, “Absurdo. Se houvesse uma nota de vinte dólares na rua alguém já teria apanhado.” Continuam andando e um menino atrás deles pega a nota.

Cena 2 - AMH Parte 1

Um professor da economia e um estudante de graduação estão andando ao longo de uma estrada. E o estudante de graduação vê uma nota de vinte dólares no passeio. Diz, “Ei, professor, olha, uma nota de vinte dólares.” O professor diz, “Realmente?" e olha para nota. Um menino atrás deles pega a nota e coloca no bolso.

Cena 3 - AMH Parte 2

Um professor da economia e um estudante de graduação estão andando ao longo de uma estrada. E o estudante de graduação vê uma nota de vinte dólares no passeio. Diz num tom baixo de voz: "Tsst, Ei, professor, olha, uma nota de vinte dólares.” O professor diz, “Realmente?" e olha para nota. Pega a nota e coloca no seu bolso. Não se tem notícia do menino.


Cena 4 - AMH Parte 3

Um professor da economia e um estudante de graduação estão andando ao longo de uma estrada. E o estudante de graduação vê uma nota de vinte dólares no passeio. Agarra a nota e coloca no seu bolso. Ninguém é mais sábio.

Cena 5 - AMH Parte 4

Um professor da economia e um estudante de graduação estão andando ao longo de uma estrada. E o estudante de graduação está procuranto uma nota de vinte dólares que se encontra por perto. Não existe nenhuma, mas neste processo, não escuta o assunto que o professor está tentando ensinar. O professor fica zangado com a falta de atenção do aluno. O menino também procura a nota de 20 dólares, mas quando percebe o professor mal-humorado decide que não será estudante de finanças quando ficar mais velho.

Marcadores: , ,