domingo, julho 08, 2007

Racionalidade e testosterona

O ultimatum game é uma experiência em economia onde dois indivíduos são obrigados a uma interação da seguinte forma: o primeiro jogador faz uma divisão em dinheiro; se o segundo jogador aceitar, ambos receberão a quantia proposta pelo primeiro jogador. Por exemplo, o primeiro jogador propõe ficar com $9 e o segundo com $1. Caso a proposta seja aceita, os jogadores receberão exatamente estes valores. Sendo rejeitada, não receberão nada.

Os economistas clássicos consideram que qualquer oferta que apresente um ganho para o segundo jogador, como uma divisão de $9 e $1, deveria ser aceita pelo segundo jogador. Entretanto, quando este jogo é realizado na prática, isto não tem ocorrido.

Diversas explicações são apresentadas para esta resposta. Recentemente Terence Burnham da Harvard University fez uma pesquisa somente com homens e a publicou no Proceedings of the Royal Society. Depois da resposta, Burnham coletou a saliva dos participantes para comparar o nível de testosterona dos participantes.

Já se sabia que o nível de agressividade do homem tem relação hormonal (aqui) Agora a pesquisa mostra que isto afeta também decisões econômicas. Os economistas consideram que isto é irracional, mas não é.

Clique aqui para ler artigo da The Economist e aqui.

Marcadores: