sexta-feira, abril 30, 2010

Pesquisa

O doutorando Paulo Nogas, da PUC PR, está desenvolvendo uma tese sobre decisão de investimento. Aos leitores do blog que possam colaborar, basta responder o questionário (cerca de dez minutos) aqui.

Grato.

quinta-feira, abril 29, 2010

Por que carro, não caixa?

Um experimento mostrou que a produtividade dos trabalhadores é afetada pelo prêmio recebido: caixa x não caixa. Um prêmio não monetário (casa, televisão etc) possui efeito positivo sobre a produtividade. Mas o mesmo prêmio em caixa é pouco efetivo. Uma possível razão está no efeito propriedade (endowment effect): um trabalhador que recebe mil reais sob a forma de uma televisão, ele ganhou uma televisão somente para ele. Se ele recebe em dinheiro, provavelmente terá "dividir" o prêmio com a família e amigos.

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sábado, abril 24, 2010

Efeito Chamariz

O estudo das finanças comportamentais em ganhado destaque e sido objeto de diversos trabalhos acadêmicos. Muitos conceitos tradicionais de economia sobre o homem econômico têm se mostrado questionados, ao considerar-se aspectos observados na prática. Principalmente a partir dos modernos estudos de economia comportamental, é apontado que o homem se comporta de maneira enviesada e irracional para tomar suas decisões. É influenciado por detalhes que podem o levar a fazer escolhas menos vantajosas relacionadas ao seu dinheiro, e nem mesmo se dar conta disso. O efeito chamariz refere-se à influência que um item a ser escolhido exerce sobre àqueles que farão uma escolha, inclusive os levando a tomar uma decisão que anteriormente era duvidosa ou até mesmo mudar uma escolha anterior. Esse efeito mostra como o homem cria falsas bases de comparação para simplificar um ambiente de escolha entre opções. O trabalho faz uma pesquisa sobre uma decisão de investimento em que há duas situações, com a presença ou não de um chamariz, algo que pode influenciar a decisão final dos investidores. Participaram da pesquisa 386 alunos de graduação do curso de ciências contábeis de 5 universidades do Distrito Federal. Os alunos foram considerados investidores capazes de analisar índices de liquidez e julgar qual seria a melhor opção para investir. É visto que as pessoas sentem-se incentivadas a investir em empresas nas quais foi criada uma falsa base de comparação pela presença do chamariz. Esse efeito é observado com maior intensidade em alguns grupos específicos de investidores. É sugerido a elaboração de novas pesquisas na área, com o objetivo de observar esse efeito em outras situações e divulgar o estudo das finanças comportamentais


Trabalho aprovado no 10o. Congresso USP

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quinta-feira, abril 22, 2010

Empréstimos, homens e mulheres

Uma das pesquisas mais interessante em finanças comportamentais foi realizada por Sendhil Mullainathan e Eldar Shafir em 2003. Eles enviaram diversos tipos de correspondências a clientes de uma financiadora da África do Sul. A diferença estava na foto que acompanhou a correspondência.

Alguns clientes receberam cartas com fotografia de uma jovem; outros, com foto de um homem; e outros, sem nenhuma fotografia. Existiam diferenças também na taxa de juros das propostas.

Os autores observaram que a correspondência com a jovem gerou mais resposta positiva, com uma taxa de juros mais elevada. Qual a explicação para este comportamento? Uma possível explicação é que os homens acreditam que as mulheres são péssimas negociadoras. Assim, a foto de uma mulher identificaria uma boa oportunidade de negócio.

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quinta-feira, abril 15, 2010

Adolescência e o poder do grupo

Um estudo realizado com adolescente mostrou a importância do medo da rejeição social entre esta faixa etária. E ajudou a explicar a razão pela qual os jovens gostam, e compram, dos discos de Miley Cyrus ou Justin Brieber.

Os pesquisadores pretendiam descobrir a influencia social sobre as preferências das pessoas. Para isto utilizaram as músicas e os jovens para fazer avaliação. Num primeiro momento, adolescentes foram convidados a escutar um pequeno trecho de uma musica, marcando sua preferência. Posteriormente, o trecho foi tocado novamente, mostrando a popularidade através do número de downloads.

Com a informação sobre a popularidade da música, muitos jovens mudaram sua avaliação da música. Em finanças comportamentais isto significa que eles seguiram a manada.

De certa forma a pesquisa mostra que o comportamento dos adolescentes é fortemente influenciado pelo grupo. Assim, a popularidade de Brieber, um jovem cantor canadense adolescente, pode ser conseqüência disto.

Aversão à perda no Xadrez

Uma pesquisa de Christer Gerdes e Patrik Gränsmark analisou 1,4 milhão de jogos de xadrez num período de onze anos. A análise é interessante, pois no xadrez é possível determinar qual o adversário mais forte – através de uma medida chamada Elo – e, com os computadores, avaliar a qualidade do jogo. Os resultados são interessantes já que dizem respeito ao processo decisório. Mais especificamente, a questão da aversão à perda e da competição entre homens e mulheres:

Em consonância com pesquisa anterior, descobrimos que as mulheres são mais avessas ao risco do que os homens. A conclusão do assunto é que os homens optaram por estratégias mais agressivas quando jogavam contra oponentes do sexo feminino, embora quando esta estratégia reduz a sua probabilidade de ganhar.

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terça-feira, abril 13, 2010

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sábado, abril 03, 2010

Produtos Verdes e Comportamento


Uma nova pesquisa indica que a exposição a produtos verdes e a compra de produtos verdes tem diferentes efeitos sobre o comportamento. Nina Mazar e Chen-Bo Zhong encontraram que a exposição de produtos verdes resulta em comportamento mais altruísta mais tarde, mas a compra de produtos verdes parece ter um efeito oposto.

Do “Green” products cause bad behavior?