terça-feira, agosto 30, 2011

Efeito manada





(...) O bom e velho efeito manada, com os investidores vendendo ações a qualquer preço. Mas para ganhar dinheiro na bolsa não é interessante comprar papéis justamente num momento de baixa? Ao se desfazer dos ativos, o investidor pode até estar cometendo um erro, mas errar em companhia da maioria é menos estressante, diz Aquiles Mosca, estrategista de investimentos pessoais da Santander Asset Management e especialista em finanças comportamentais. Já conviver com as consequências de um erro em virtude de um posicionamento oposto ao do grupo é um constrangimento que a maioria evita.


Segundo Mosca, existem quatro elementos principais que definem um movimento de manada. O primeiro é exatamente a necessidade que as pessoas têm de agir como a maioria; outro é a percepção de que as pessoas que estão a sua volta possuem uma boa razão para fazer o que estão fazendo, no caso, vendendo as ações. O terceiro elemento é a vontade de não ser o último a entrar ou sair do mercado e, por fim, a necessidade de fazer parte do grupo, independentemente deste estar certo ou errado.


A prova de que o investidor está se deixando levar muito mais pela emoção do que pela razão é que ele vendeu suas ações, ignorando qualquer notícia positiva que saísse. "O mundo não foi apenas desgraça nos últimos dias, saíram dados positivos da economia americana, o Banco Central Europeu voltou a injetar liquidez nos países e o investidor não colocou nada disso na balança na hora de decidir o que fazer com os papéis", diz Mosca. (...)

O velho efeito manada amplifica as perdas - Daniele Camba - Valor Econômico - 08/08/2011

É interessante notar que o efeito manada não tem sido considerado relevante pelos teóricos de finanças comportamentais. Wilkinson, em An Introduction to Behavioral Economics, não aborda este conceito.

Marcadores:

quinta-feira, agosto 25, 2011

Jeitinho Feminino e Buffett


Um dos problemas da falta do rigor técnico é fazer afirmações baseadas em um caso específico. Eis um exemplo aplicado as finanças comportamentais:

(...) É o que a natureza feminina tem demonstrado ao longo da história: as mulheres são mais avessas ao risco. As investidoras passam mais tempo que os homens estudando uma empresa antes de comprar uma ação, não tendem a concentrar demais o portfólio e tomam todas as precauções para não cair em nenhuma armadilha, movidas pelo impulso.


Há evidências de que mulheres lucram mais em investimentos em ações porque os homens tendem a confiar mais em seus tacos ("overconfidence") e, com isso, movimentam mais intensamente suas operações, obtendo piores resultados.


As mulheres e Buffett teriam então algo em comum: são melhores investidores que os homens médios [1]. Tanto isso seria verdade que o mundo dos investimentos possuiria hoje um perfil bem menos masculino que no passado. (...)


Como o perfil do Warren Buffett - comparado ao das mulheres - deu certíssimo, tornando-o milionário, provavelmente veremos nas próximas décadas um fenômeno no mercado financeiro: o do crescimento das mulheres de todas as idades entre os investidores, com seu jeito cuidadoso, sua preferência pelo planejamento e o rigor mais severo na hora de correr riscos.[2] (...)

Paulo Henrique Corrêa - O 'jeitinho feminino' e a estratégia de Warren Buffett - Valor Econômico - 23 Ago 2011

[1] A afirmação que as mulheres são melhores investidores carece que maior comprovação prática, apesar de algumas pesquisas apontarem neste sentido. Entretanto, a existência de poucas mulheres na linha de frente de uma empresa de investimento pode ser explicado por dois motivos: preconceito contra o gênero feminino ou o fato de que as melhores mulheres investidoras talvez não sejam os melhores investidores existentes no mercado.

[2] O caso de Buffett é um caso somente. Talvez seja uma anomalia, e por isto não podemos usá-lo como situação geral.

Marcadores:

quarta-feira, agosto 10, 2011

Excesso de confiança

Um dos vieses estudados pelas finanças comportamentais diz respeito ao excesso de confiança (overconfidence). Em geral este viés está associado a aspectos ruins, que inclui desastres como guerras e bolhas financeiras. Entretanto, o excesso de confiança pode ter aspectos positivos:

serve para aumentar a ambição, motivação, determinação, persistência ou a credibilidade de blefar, gerando uma profecia auto-realizável na qual confiança exagerada na verdade aumenta a probabilidade de sucesso. No entanto, o excesso de confiança também leva a avaliações defeituosas, expectativas irreais e as decisões perigosas.

Gorila Invisível


Saiu em língua portuguesa o livro O Gorila Invisível, de Christopher Chabris e Daniel Simons. Li a obra na edição de 2010 dos Estados Unidos e confesso que não fiquei muito impressionado. Mas foi citado por Dan Ariely como um dos cinco melhores livros de finanças comportamentais.

O livro gira em torno de uma famosa experiência feita pelos autores (veja aqui). Não irei entrar em detalhes para aquelas pessoas que desejam fazer o teste (este pequeno teste vale a pena fazer).

segunda-feira, agosto 01, 2011

Dispersão da Beleza

A existência de sítios de relacionamento tem gerado pesquisas interessantes. Com uma extensa base de dados, alguns pesquisadores encontraram uma fonte quase “inesgotável” para novos achados. Uma destas pesquisa foi destaque em vários endereços da internet recentemente. (aqui e aqui, por exemplo)

O gráfico abaixo foi obtido no sítio do OK Cupid, um endereço de encontros na internet. De um lado, o número de mensagens recebido pelas mulheres. No eixo horizontal, a nota dada para sua “atratividade”.


É perceptível que quanto maior a atratividade, maior o número de mensagens. Mas existe um ponto interessante: uma mulher com uma nota elevada para sua aparência pode receber poucas mensagens! A foto abaixo mostra duas mulheres com notas parecidas de atratividade: 3,4 e 3,3. A segunda mulher recebe muito mais mensagens que a primeira. Qual a razão?

A explicação está na própria figura. A mulher do lado esquerdo recebe muitas notas “quatro”, alguns “três” e “cinco”, mas poucas notas reduzidas. Ou seja, existe um certo consenso que ela é bonita. Já a mulher do lado direito recebeu muitas notas “cinco” e “um”. Ou seja, existe divergência se ela é bonita ou não. Mas é ela que recebe mais mensagens dos potenciais candidatos: 2,3 vezes a média, enquanto a mulher do lado esquerdo recebe 0,8 vezes a média.

Parece existir algo curioso aqui: quanto mais os homens discordam da beleza de uma mulher, mais ela recebe mensagens dos pretendentes. O gráfico abaixo ilustra o número de mensagens em relação a média (eixo vertical) e a diferença de opinião dos homens, conhecida na estatística como dispersão. Quanto maior a dispersão, ou seja, quanto maior a diferença de opinião sobre a atratividade de uma mulher, maior o número de mensagens.

Qual a possível explicação desta “incoerência”? Se o leitor assistiu o filme sobre a vida de Nash, Uma Mente Brilhante, deve lembrar-se de uma cena em que ele vai ao bar com alguns amigos. Na mesa oposta, um grupo de mulheres, onde se destacava uma muito bonita. Nash explica que a melhor estratégia é abordar a segunda mais bonita, não a mais bonita. Como todos os homens estarão interessados no maior “prêmio”, a concorrência para a segunda mais bonita é menor e as chances de sucesso são maiores. Trata-se de uma situação típica da Teoria dos Jogos.

O mesmo pode ser aplicado aos achados do sítio de relacionamento. Se um homem estiver interessado na morena da direita e ele suspeitar que outros fossem achá-la pouco atraente, isto significa menos concorrência. A chance de ela receber uma mensagem aumenta. A loura da esquerda será considerada “bonita” por quase todo mundo; um homem pensaria que o número de mensagens que ela recebe é grande e sua chance é pequena.

De posse disto, como a mulher pode aumentar o número de mensagens? Apesar de a atratividade ser difícil de ser mudada, a mulher pode influenciar na dispersão. A sugestão é interessante: utilizar algo que nem todos os homens gostam e destacar isto na foto. Por exemplo, uma tatuagem. Nem todos os homens admiram uma mulher com tatuagem. Ao colocar a foto destacando a tatuagem, isto provavelmente irá aumentar a dispersão. 

Marcadores: