segunda-feira, maio 16, 2011

Por que o pagamento através do celular é uma péssima notícia?

O número de transações pagas através do telefone celular, em lugar de dinheiro, cheque ou cartão, aumentou para 78 bilhões de dólares. A projeção é que em 2016 o valor dos pagamentos através do celular deve chegar a 618 bilhões de dólares. A vantagem, anunciada pelos promotores do pagamento através do celular, é que o custo de transação seria 50 vezes mais barato que o método tradicional (Celular ganha espaço na carteira do cliente - 09/05/2011- Valor Econômico - Assis Moreira, via aqui) .

Péssima notícia para o consumidor. Em 2001 dois pesquisadores do MIT, instituição de ensino e pesquisa dos Estados Unidos, fizeram uma experiência com bilhetes de jogos do time de basquete do Boston Celtics. Os ingressos foram leiloados; metade do grupo poderiam pagar com cartão de crédito e a outra metade não. O lance médio daqueles que podiam usar o cartão foi muito superior aos daquele que não podiam usar. Em outras palavras, as pessoas que usam cartão de crédito consomem de forma mais descontrolada.

Em razão disto, uma dica de finanças pessoais para aqueles que desejam economizar é deixar o cartão em casa quando forem sair. É possível pensar numa pessoa saindo de casa sem o cartão de crédito, mas nos dias de hoje é impossível imaginar alguém saindo de casa sem seu celular.

Se você concorda com isto, certamente é razoável supor que o pagamento através do celular significa, para as empresas, que todas as pessoas irão sair de casa com um meio de pagamento que facilita as compras. E as dívidas também. Conforme as palavras de Lehrer (The High Cost of Easy Payments, Wired, 31 de março de 2011), o pagamento através do celular reduz a fricção do pagamento. Ou seja, é mais fácil gastar de maneira irresponsável.

Marcadores: ,

quinta-feira, maio 05, 2011

Custo Perdido

Eis um bom exemplo de custo perdido:

"Em algum momento, os ativos nos quais a aposentadoria dos participantes está investida terão de ser monetizados", afirmou o diretor de participações da Previ, Marco Geovanne.

Em 2008, o empreendimento chegou a ser negociado por cerca de R$ 200 milhões. Estima-se que a Costa do Sauipe já tenha sugado mais de R$ 1 bilhão em recursos.

Costa do Sauipe registra o 1o lucro de sua história - Glauber Gonçalves, Estado de São Paulo, 4 de mai 2011, B20

Marcadores:

quarta-feira, maio 04, 2011

Eventos improváveis

Usando os dados do caso claro em especial do jogo de loteria, este estudo mostra que os leigos tendem a tirar conclusões precipitadas com base em algumas observações, e que preconceitos são comuns e sistemáticos na predição de eventos improváveis. Numa perspectiva mais geral, tais distorções podem induzir a opinião pública e da mídia para chamar oscilações drásticas na política em resposta aos eventos altamente improváveis. Os políticos são, em seguida, sob pressão para ceder às exigências populares de regulamentação drásticas.

Fonte: aqui