terça-feira, novembro 18, 2014

Maratonista com idade terminada em 9

É muito comum fazermos pausa na nossa vida para pensar sobre o futuro e o que fizemos no passado. Neste momento as pessoas tomam decisões no sentido de fazer algo novo e diferente. Estes momentos são comuns na virada do ano novo ou na data do nosso aniversário.

Uma pesquisa mostrou que mudanças radicais na nossa vida tendem a ocorrer na transição da década de existência. É mais comum que antes de chegarmos aos cinquenta decidirmos firmemente largar de fumar, fazer uma dieta severa ou uma viagem longamente sonhada. Esta fase de mudança de década, que ocorre quando temos 19, 29, 39, 49 ... anos foi comprovada empiricamente. Usando dados de mais de 40 mil pessoas, os pesquisadores descobriram que as pessoas com a idade terminando em “9” afirmam que gastam mais tempo pensando sobre o significado da vida e da existência.

Mas o que pensamos não representa necessariamente ação. Bom, aqui os pesquisadores descobriram que estas pessoas tendem a agir. Eles descobriram isto de uma forma relativamente simples: observando os maratonistas. Usando os dados dos novos corredores de uma maratona, descobriu-se que as pessoas com idades terminadas em nove representam quase metade dos corredores. Parece que a aproximação de mais uma década de existência faz com que a pessoas assumam o compromisso de uma vida saudável. Mas não é somente isto. A opção por participar de uma maratona é firme.

Descobriu-se que os novos corredores com idade terminando em nove tendem a se dedicar mais tempo na preparação da sua primeira maratona. E por isto seu desempenho é melhor que pessoas com idade terminada em 7 ou 8 que iniciaram sua participação no atletismo.

Alter, A.L., ; Hershfield, H.E. (2014). People search for meaning when they approach a new decade in chronological age PNAS

Marcadores: ,

sábado, novembro 15, 2014

Cegueira

A disputa pelo título de campeão mundial de xadrez está ocorrendo em Sochi, Rússia, entre o atual campeão, o jovem norueguês e atual campeão Carlsen e o indiano e ex-campeão Anand. O jogador que atingir 6,5 pontos primeiro será considerado campeão, num total de 12 partidas, sendo que cada vitória vale um ponto, o empate meio ponto e a derrota zero. Os dois primeiros jogos terminaram em empate, mas no terceiro Carlsen venceu. Parecia que o melhor jogador de todos os tempos seria novamente o vencedor, mas na partida seguinte Anand jogou rapidamente o início do jogo, o que pressionou o tempo que Carlsen tinha. O resultado foi a vitória de Anand, empatando a disputa em dois pontos para cada jogador. Depois, na sexta, empate.

No sábado os jogadores voltaram a enfrentar. Carlsen jogou rapidamente o início do jogo e no 26º. Lance tinha mais de uma hora para fazer mais 14 lances; Anand tinha somente 44 minutos e estava pressionado pelo tempo. Neste momento o jogador norueguês jogou o rei na segunda fileira. Nas anotações do xadrez é normal marcar jogadas boas com uma exclamação (“!”) ou duas; e as jogadas ruins com uma interrogação (“?”) ou duas quando for realmente ruim. A jogada do melhor jogador do mundo levou duas interrogações. O sítio Chessbomb comentou: um terrível erro e marcou de vermelho, indicando jogada ruim.

Assim, de uma situação favorável, o jogo mudava, com boas possibilidades para Anand. E quando um grande jogador comete um erro grave, provavelmente isto deve refletir nas partidas restantes.

Durante a conferência para imprensa após o jogo, Carlsen confessou que logo após ter feito a movida percebeu sua bobagem. E esperou.

Numa disputa do título mundial cada jogador tem duas horas para fazer 40 movimentos. Isto significa 3 minutos para cada movimento. Os primeiros movimentos são jogados rapidamente, já que os jogadores estudam o início e sabem das possibilidades. Neste jogo, por exemplo, Anand gastou 4 minutos para fazer os dez primeiros movimentos. O tempo economizado é gasto no meio do jogo. Assim, neste momento Anand tinha 40 minutos para fazer 14 movimentos ou quase 3 minutos por movimento. Mas o tempo para jogar depende da quantidade de peças ainda existente no tabuleiro (ainda estavam no jogo 22 peças de um total de 32), da posição e do adversário. Carlsen é conhecido por lutar até o fim num jogo e não ajudaria muito. A posição não era muito complicada, já que as damas já tinham saído do jogo, mas não era também simples.

Diante da jogada ruim de Carlsen, Anand resolveu jogar rápido e movimentou um peão da coluna da torre. Incrível, mas outro erro grave. Novamente duas interrogações indicando que foi realmente uma jogada muito ruim. Enquanto Carlsen gastou cerca de um minuto para fazer seu movimento, Anand levou também pouco tempo.

No restante do jogo, Carlsen consolidou sua vantagem e não cometeu mais erros. Anand jogou dois lances abaixo da melhor opção e o seu 37º. Lance foi considerado também um erro, abandonando logo depois.

Um grande jogador atual perguntou para o ex-campeão Krammik: “como se recupera deste erro?”. “Não recupera”, afirmou Krammik. Na conferência, diante de um Carlsen aliviado, Anand revelou que percebeu seu erro logo depois de mexer seu peão. E que isto afetou o restante do jogo. Ele disse que “quando você não está esperando um presente, você recebe”. O vídeo a seguir mostra a reação da transmissão espanhola: um erro brutal, não creio, mãe do céu, coisa de louco, não viu, entre outras. Veja a reação para perceber o tamanho dos erros.

Marcadores:

terça-feira, novembro 11, 2014

Quando uma pessoa aparece escutando aquela música insuportável no mais alto volume, você deve chamá-lo, intimamente, de “idiota”. Tudo leva a crer que você tem razão: existe uma relação entre a música que as pessoas escutam e o nível de inteligência.

Tomando por base os resultados do SAT, um tipo de teste acadêmico existente nos Estados Unidos, um pesquisador comparou com o que as pessoas diziam sobre seu gosto musical no Facebook. Os alunos da Cal Tech, um prestigiosa universidade dos Estados Unidos, possuem um SAT médio de 1520. Eles gostam de Radiohead. As pessoas muito, muito inteligentes geralmente gostam de Beethoven. Aqueles com um nível alto de SAT ouvem Sufjan Stevens, U2, Radiohead, Bob Dylan, Ben Folds e Counting Crows. Você escuta alguns deles? As pessoas que tiraram as piores notas no SAT ouvem Lil Wayne, Soca, Gospel, Beyonce, T.I, Reggae, Jazz, Pop, Justin Timberlake, Hip Hop, Rap, entre outros.

Veja o gráfico a seguir. Quanto mais à direita, maior o nível no SAT.

Marcadores: ,

Efeito beleza e remuneração

Diversas pesquisas já foram realizadas para verificar a possível relação entre beleza e remuneração. Tomar um aspecto de uma pessoa como uma aproximação do caráter geral do individuo é denominado de efeito halo. Assim, as pessoas bonitas tendem a serem recompensadas por isto, inclusive em termo de salário.

Segundo Markus Mobius existem três possíveis razões para o efeito beleza: 1. As pessoas belas são mais confiança e existe uma relação forte entre a confiança e remuneração; 2. As pessoas belas são consideradas mais capazes pelos empregadores; e 3. As pessoas belas possuem melhores habilidades verbais, que tem reflexo sobre o salário.

Marcadores:

domingo, novembro 02, 2014

Atração, gênero e idade

Os homens [primeiro gráfico], independentemente da sua idade, tendem a dizer que as mulheres em seus 20 anos parecem melhores, enquanto as mulheres [segundo gráfico] são mais atraídas por homens de sua idade.
Para fazer estes gráficos, Rudder olhou para as preferências dos usuários OkCupid. Como você pode ver, gosto de uma mulher em termos dos homens geralmente evolui à medida que ela envelhece, enquanto o gosto do homem na mulher permanece o mesmo, não importa quantos anos ele possui.

Fonte: Aqui

Marcadores: , ,