Usar a velocidade x2 prejudica a aprendizagem? Parece que não...
Uma pesquisa (via aqui), com alunos da UCLA, entregou dois vídeos do YouTube: um sobre avaliações imobiliárias e outro sobre o Império Romano. Foi solicitado aos alunos que assistissem os vídeos em velocidade normal, x1,5, x2 ou x2,5. As instruções eram para assistir sem pausa ou anotações. Depois dos vídeos, os alunos fizeram um teste de compreensão, que foi repetido uma semana depois.
Eis a boa notícia para os alunos que adquiriram a prática de usar a velocidade um pouco acima do normal durante da pandemia: os estudantes que usaram a velocidade x1,5 e x2 tiveram um desempenho tão bom quanto os que usaram a velocidade normal. Somente os alunos que usaram a velocidade de x2,5 tiveram um desempenho pior.
Assim, usar x2 pode reduzir o tempo gasto em aulas, sem prejuízo para o aprendizado. É uma boa notícia. Mas é preciso fazer uma ressalva: a pesquisa precisa ser repetida com outros temas - talvez mais "pesados". E em condições onde a internet não seja a ideal e as condições do local de estudo as mais adequadas.